fique por dentro de floripa

- Meio ambiente - Espaço Mar Aberto inaugura nesta sexta-feira em Florianópolis

02.06.2017

Espaço Mar Aberto inaugura nesta sexta-feira em Florianópolis

02.06.2017
Espaço Mar Aberto inaugura nesta sexta-feira em Florianópolis
Foto: Ender Monteiro/ONG R3 Animal

Primeiro espaço da capital catarinense de arte e vida marinha abre nesta sexta-feira, 2 de junho, no Parque do Rio Vermelho/Fatma (Rod. João Gualberto Soares, s/n, Rio Vermelho). A idealização é da R3 Animal, associação sem fins lucrativos que auxilia a Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) e a Polícia Militar Ambiental no resgate, reabilitação e soltura de animais silvestres.

Durante todo o mês de junho, o local vai receber apenas as escolas, com exceção deste fim de semana, 3 e 4 de junho, quando estará aberto para toda a população. A entrada nesta fim de semana será gratuita! O horário de visitação é das 10h às 17h, sábado e domingo. 

Além de painéis pintados pelo artista plástico Alexandre Huber, um dos principais nomes no mundo da arte marinha, o Espaço Mar Aberto conta com réplicas de mamíferos, aves e tartarugas marinhas e esqueletos montados com o apoio do Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LAMAQ) e do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade de Santa Catarina.

A médica veterinária e presidente da R3 Animal, Cristiane Kolesnikovas, destaca que o espaço será uma continuidade do trabalho de educação ambiental realizado na Trilha do Rio Vermelho.

“Através da Trilha, as pessoas conhecem nosso trabalho com os animais terrestres e recebem informações para o cuidado e a conservação dessas espécies. A partir de agora, os alunos e moradores de Florianópolis poderão ter mais contato com a vida marinha, as espécies que ocorrem em nosso litoral e o impacto que causamos sobre elas”, salienta.

A guia responsável pela Trilha do Rio Vermelho, Erika Cardoso, foi uma das pessoas engajadas para dar vida ao Espaço Mar Aberto. “Nossa intenção é que o visitante tenha a sensação de imergir no mar. Precisamos nos sentir parte integrante desse e de outros biomas, entender que todos fazemos parte de um mesmo ecossistema e que também somos responsáveis por ele”, evidencia.

Um alerta para a conservação das espécies marinhas

As ações de educação ambiental estão imbuídas na filosofia da R3 Animal. Além de uma oportunidade para que as pessoas tenham mais contato com a vida marinha, o Espaço Mar Aberto também terá como foco a educação ambiental, a fim de contribuir com a conservação do bioma marinho.

Na sexta-feira, 2 de junho, às 14h uma ação lúdica já está agendada com os alunos da Escola do Muquém, que além de conhecerem o local, pintarão telas desenhadas por Alexandre Huber. Para as escolas com interesse em visitar o local, o agendamento deve ser feito previamente através do e-mail trilha@fatma.sc.gov.br

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Projeto Limpeza dos Mares será realizado na reserva biológica do Arvoredo neste sábado

02.05.2019

Projeto Limpeza dos Mares será realizado na reserva biológica do Arvoredo neste sábado

Instalação em Floripa feita pela Comcap alerta sobre a poluição marinha

15.04.2019

Instalação em Floripa feita pela Comcap alerta sobre a poluição marinha

Balneabilidade: 67,1% dos pontos analisados estão próprios para banho em Florianópolis

22.03.2019

Balneabilidade: 67,1% dos pontos analisados estão próprios para banho em Florianópolis

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.