20.8 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Espaço Cultural do NEA inaugura exposição `Renda da Ilha da Renda`

spot_img

Espaço Cultural do NEA inaugura exposição `Renda da Ilha da Renda`

spot_imgspot_img

A exposição “Renda da Ilha da Renda” será inaugurada no dia 19 de agosto, no Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da UFSC e poderá ser visitada até o dia 30 de setembro. Com pinturas da artista plástica Índia Brazil, a mostra é composta por telas, objetos cerâmicos e porcelanas que utilizam como tema a renda de bilro.

Índia Brazil viveu a sua infância em contato com as senhoras rendeiras que produziam a renda para sua sobrevivência, ainda mantêm gravada em sua memória imagens fantásticas das colchas, trilhos, toalhas produzidas com muito esmero e qualidade, eram verdadeiras obras de arte.

O NEA atua na pesquisa e também na divulgação e preservação das raízes açorianas no Brasil e em especial no litoral do Estado de Santa Catarina. Sendo a renda de bilro um patrimônio da nossa herança cultural açoriana o Núcleo tem o prazer de apresentar mais esta exposição para divulgação das nossas raízes.

Além disso, desenvolve o projeto `Saber Fazer` que estimula a produção do artesanato dos descendentes de açorianos no litoral de Santa Catarina como forma de valorização da herança cultural e geração de renda para os artesão. Desenvolvem wokshop, exposições e intercâmbio entre os vários artesãos que produzem rendas de bilro, cerâmica utilitária e figurativa, rendas de crivo, cestaria e outros.

SERVIÇO:
Exposição: Renda da Ilha da Renda
Artista: Índia Brazil
Local: Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA/UFSC)
Período: 19/8 a 30/9
Informações: (48) 3721-8605 ou nea@nea.ufsc.br
Contatos com artista: (48) 9103-7153 ou indiabrazilrendas@hotmail.com

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img