27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Espaço Vales de Florianópolis "ensina" a mente a perder peso

spot_img

Espaço Vales de Florianópolis "ensina" a mente a perder peso

spot_imgspot_img

Pessoas que vivem preocupadas com a perda do emprego, com a violência do dia-a-dia ou com a balança – e que passam os dias sofrendo por antecipação – acabam entrando num nível de estresse que termina por gerar desequilíbrios orgânicos. “Os males vão da insônia e dores musculares a distúrbios digestivos e cardíacos, passando por depressão, ansiedade crônica e síndrome do pânico”, diz a naturóloga Luana Zapellini, do Espaço Valens, de Florianópolis.

É nisso que a a reprogramação mental trabalha. Se você ainda resiste à ideia de que corpo e mente trabalham em conjunto e formam um todo indivisível, basta lembrar o modo como seu organismo reage nas situações em que você sente medo, raiva ou leva um susto.

Claro que situações estressantes fazem parte da vida, mas o que você diz a si mesma (ou seja, seus pensamentos e crenças) nessas situações pode ter um efeito tranqüilizador ou deixá-la ainda mais tensa.

O que muita gente que deseja emagrecer não percebe é que os pensamentos têm o poder de aumentar ou diminuir nosso peso. “Quem tenta eliminar os excessos e acaba desistindo geralmente está preso em um padrão mental automatizado (isto é, que já funciona sozinho) baseado no tripé medo–culpa–punição”, explica.

A pessoa que sente muito medo de engordar ou de não conseguir perder peso é a que ganha quilos com mais facilidade. “Ela acredita que nasceu para ser gorda e que cada caloria ingerida se transformará em gordura em vez de ser eliminada. Mas isso não é verdade, porque o corpo tem a capacidade de liberar e eliminar calorias, de acelerar ou reduzir o metabolismo”, diz.

“Ele só passará a estocar adipócitos se ela tiver algum problema hormonal (o que só ocorre com uma pequena parcela da população) ou emitir uma ordem mental gerada pelo medo e pela crença de que seu corpo estoca na forma de gordura tudo o que come”, exemplifica. A mente, segundo ela, é como um computador que obedece ordens, mesmo que a pessoa não perceba que está mandando. “Precisamos estar muito atentos ao tipo de programação mental que criamos ou reforçamos todos os dias com os nossos pensamentos e crenças, porque o cérebro não distingue se o que pensa e sente como conseqüência desses pensamentos é o que você quer ou não quer, se é real ou não – ela responde como se fosse uma verdade”, adverte.

Claro que isso não acontece da noite para o dia – é um processo e você precisa ter paciência e carinho para consigo mesma. Dizer coisas como “eu tenho que parar com esse medo de engordar” ou “eu preciso parar de me culpar” é mais uma pressão na nossa cabeça. “Caso a paciente alcance o sucesso, acaba acionando de novo o mecanismo da punição, ou seja, a mesma programação mental que a fez ganhar peso”, explica a especialista.

O Espaço Valens fica na Av Prof Othon Gama Deca, 900, Centro Executivo Casa do Barão. (48) 3222-5373

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img