fique por dentro de floripa

- Geral - Especial 'Pescadeiras', da NSC, retrata o cotidiano das mulheres que vivem no mar

10.09.2019

Especial 'Pescadeiras', da NSC, retrata o cotidiano das mulheres que vivem no mar

10.09.2019
Especial 'Pescadeiras', da NSC, retrata o cotidiano das mulheres que vivem no mar
Foto: Dona Paulina em barco se preparando para pesca - Créditos Divulgação

Série que estreia hoje no Jornal do Almoço também tem conteúdo exclusivo no NSC Total e na CBN

NSC TV estreia nesta terça-feira (10) o especial "Pescadeiras", um projeto multimídia da NSC Comunicação, que será exibido em quatro episódios, durante o Jornal do Almoço. Com reportagem de Ângela Bastos, imagens do repórter cinematográfico Jean Souza e edição de Margarida Santi, a série desmistifica um estereótipo: o de que o mar é um espaço ocupado exclusivamente por homens.

"Pescadeiras" emerge uma reportagem multimídia que mostra a força da presença da figura feminina nos mares catarinenses. Para mostrar esse universo aparentemente tão invisível, a equipe viajou pelo litoral, navegou por lagoas, entrou no mangue. Durante a produção encontraram mulheres com o ofício de "pescadeiras" - significado de pescadoras. Muitas usam esta terminação comum a outras profissões como parteira, benzedeira, cozinheira. Herança do jeito açoriano de falar.

A narrativa inclui textos, imagens, vídeos, fotografias. Além da estreia na NSC TV, o conteúdo  também será publicado um especial multimídia no NSC Total; já os bastidores serão compartilhados por Ângela Bastos na CBN Diário

A superedição do fim de semana (14) apresenta material exclusivo no Diário CatarinenseA NotíciaJornal de Santa Catarina e Hora de Santa Catarina, com edição de Stefani Ceolla. 

- Este trabalho vai surpreender o nosso público. Não por acaso, o título de um dos livros mais famosos do mundo, O Velho e o Mar, do norte-americano Ernest Hemingway, escrito em Cuba e publicado em 1952, é composto por um adjetivo e um substantivo, ambos, masculinos: velho; mar. Pescadeiras vai contra a maré – brinca Ângela Bastos, repórter da NSC.

 Além do nome da reportagem, uma das entrevistadas também inspirou uma trilha especialmente criada ao multimídia:

 - A ideia surgiu quando ouvimos Paulina Marques Oliveira, 78 anos, uma pescadora de São Francisco do Sul cantando. Gostei tanto dos versos que ela entoava que, já de volta a Florianópolis, perguntei para umas amigas musicistas se elas achavam que rendia. O resultado ficou lindo e torna as falas dessas mulheres ainda mais emocionantes – conta Ângela, a idealizadora da pauta.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Réplicas da imagem do Senhor Jesus dos Passos estão expostas em 20 paróquias da Grande Florianópolis

27.02.2020

Réplicas da imagem do Senhor Jesus dos Passos estão expostas em 20 paróquias da Grande Florianópolis

Acordo no MPF garante final da obra do contorno de Florianópolis para 20 de maio de 2023

20.02.2020

Acordo no MPF garante final da obra do contorno de Florianópolis para 20 de maio de 2023

Verão iluminado nas praias de Florianópolis

20.02.2020

Verão iluminado nas praias de Florianópolis

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.