fique por dentro de floripa

- Saúde - Especialista alerta para diagnóstico precoce de Câncer de Mama no Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher (28/5)

27.05.2020

Especialista alerta para diagnóstico precoce de Câncer de Mama no Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher (28/5)

27.05.2020
Especialista alerta para diagnóstico precoce de Câncer de Mama no Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher (28/5)
Foto: Créditos Rudi Bodanese

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, em Santa Catarina a redução nos atendimentos em hospitais públicos de pacientes em rastreamento e tratamento para câncer de mama foi de 75% em março e abril

Em meio a pandemia, o dia 28 de maio é de extrema importância para as mulheres. A data marca a luta pela saúde feminina. O Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher tem como objetivo chamar a atenção e conscientizar a sociedade dos diversos problemas de saúde e distúrbios comuns na vida das mulheres. Por conta da data, a médica radiologista especialista em imagem mamária, Aline Guimarães, diretora médica da Lâmina Medicina Diagnóstica, alerta para a importância do diagnóstico precoce. “A detecção precoce oportuniza tratamentos menos agressivos e pode aumentar consideravelmente as chances de cura”. 

Uma das preocupações da médica é em relação à assiduidade das mulheres em exames de rastreamento e diagnósticos. “Muitas estão cancelando consultas e exames por medo de serem infectadas pela covid-19 nos serviços de saúde”. 

Dados da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), mostram que aproximadamente 50 mil brasileiros deixaram de ser diagnosticados com câncer desde o início da pandemia de covid-19 por não procurar atendimento especializado. 

De acordo com uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), a pandemia provocou queda de atendimentos em hospitais públicos de pacientes em rastreamento e tratamento para câncer de mama, de cerca de 75% em março e abril, em comparação a igual período do ano passado. 

Dados do Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (INCA) estima para o Brasil um total de 66.280 casos novos de câncer de mama, para cada ano do triênio 2020-2022. Esse valor corresponde a um risco estimado de 61,61 casos novos a cada 100 mil mulheres. 

Cuidados extras

Uma das alternativa é procurar agendar previamente os exames e buscar clínicas que garantam o máximo de segurança para os pacientes e seus profissionais.

A especialista manifestou preocupação com essa situação, tendo em vista as graves consequências do diagnóstico tardio. “É preciso um olhar atento para estas mulheres e entender como podemos garantir o cuidado de todos diante da ameaça da pandemia. Isso nos inspirou a dedicar a nova Unidade Lâmina de Campinas exclusivamente a pacientes sem sintomas da covid-19. Aos poucos percebemos que as mulheres estão se encorajando a manter seus exames em dia.”

Além disso a médica lembra que tomar as medidas de cuidado pessoal e verificar se o estabelecimento segue as recomendações mundiais de combate à disseminação do novo coronavírus, assegura a proteção dos profissionais e dos pacientes. “Todos os profissionais devem fazer uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) recomendados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e os pacientes usar máscaras, manter o distanciamento, e higienizar as mãos, explica.

 

 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Nota conjunta das Prefeituras de Florianópolis, São José, Biguaçu e Palhoça

10.07.2020

Nota conjunta das Prefeituras de Florianópolis, São José, Biguaçu e Palhoça

Vacina contra o vírus influenza para toda população de Florianópolis

09.07.2020

Vacina contra o vírus influenza para toda população de Florianópolis

Coronavírus em SC: Estado confirma 33.822 casos e 406 mortes por Covid-19

06.07.2020

Coronavírus em SC: Estado confirma 33.822 casos e 406 mortes por Covid-19

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.