fique por dentro de floripa

- Gastronomia - Especialista dá dicas para fazer um churrasco perfeito

24.09.2019

Especialista dá dicas para fazer um churrasco perfeito

24.09.2019
Especialista dá dicas para fazer um churrasco perfeito
Foto: Raphael Braai, do Churras Floripa

O churrasco sempre foi um dos pratos mais amados pelos brasileiros. E o que já era bom, ficou melhor. O churrasco ganhou status, novas versões e espaços em eventos corporativos, casamentos e até festas infantis. Para fazer um churrasco de dar água na boca não basta acender o fogo, salgar a carne e colocar na churrasqueira. Além desses itens, há que se levar em conta o número de convidados, perfil da festa, local e acompanhamentos.

Para comemorar o Dia do Churrasqueiro (30/9), o mestre churrasqueiro Raphael Braai, do Churras Floripa, dá dicas para fazer um churrasco campeão. Segundo o especialista, o churrasco requer uma preparação antecipada. “A primeira coisa é evitar carne congelada. A carne precisa ter um aspecto viçoso, coloração vermelho-vivo e um pouquinho de gordura para dar mais sabor ao corte. Só lembrando que a carne catarinense é a mais segura do Brasil”, comenta Braai.

Confira algumas dicas do mestre churrasqueiro:

Cortes

Os mais indicados são picanha, fraldinha, contrafilé, alcatra, maminha e costela. Atenção porque cada carne tem um tipo de corte e um tempo diferente no fogo. O sumo da carne mal passada não é sangue, o líquido que sai da carne chama-se mioglobina e é rico em Ferro. Sempre deixe a carne repousar antes de cortá-la. “As carnes têm grande porcentagem de água e na churrasqueira a água está em ebulição por conta do calor, ou seja, a água está agitada dentro da carne e por isso o ideal é deixar a carne descansar antes de cortar. Ah, e evite bater a carne para conservar o sumo”, explica.

Fogo

Escolha um carvão de qualidade e com o auxílio do espeto espalhe o carvão. Coloque a carne na grelha ou espeto e asse até criar um suco sobre ela. Quando isso acontecer, vire a carne. “A carne nunca deve ser assada sobre o fogo, e sim sobre brasas. O espeto deve ficar a uns 40cm do fogo, para proteger a carne da alta temperatura e evitar que ela resseque”, declara.

Temperos

O sal é o principal. Mas o sal grosso já não é o favorito, sendo o sal de parrilla o mais apreciado. “Ele é um pouco mais fino que o sal grosso e já é encontrado em todos os supermercados”, completa. Espalhe por toda a carne e quando começar a transpirar retire o excesso com as mãos. Além do sal, cortes mais magros combinam com pimenta do reino. O alho combina com picanha e chuleta. Molhos para acompanhar também são uma boa sugestão.

 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Ostradamus Coqueiros oferece Happy Hour com bebidas pela metade do preço

22.10.2019

Ostradamus Coqueiros oferece Happy Hour com bebidas pela metade do preço

Ostradamus Coqueiros participa de festival de gastronomia na região continental

17.10.2019

Ostradamus Coqueiros participa de festival de gastronomia na região continental

Festival em Coqueiros

16.10.2019

Festival em Coqueiros

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.