23 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Especialista do HU-UFSC reforça importância de educação sobre sexo seguro

spot_img

Especialista do HU-UFSC reforça importância de educação sobre sexo seguro

spot_imgspot_img

No Dezembro Vermelho, mês dedicado à prevenção e diagnóstico da infecção por HIV/Aids, o urologista do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh) Roberto Lodeiro Müller faz um alerta: uma série de fatores aumenta a responsabilidade dos profissionais da área de saúde, não somente para tratar doenças que foram negligenciadas nos últimos meses mas também para educar a população sobre sexo seguro. “Há uma geração que não viveu aquele clima de pânico com a Aids dos anos 80 e que teve o comportamento social reprimido desde o início da pandemia”, disse.

Segundo ele, o clima de Carnaval 2022 e a sensação de controle da pandemia por causa da vacinação e da redução de casos podem levar ao surgimento de novos casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). “Este é o momento de alertamos para a necessidade de prevenção, por sexo seguro, e testagem ampla”, explicou o médico.

“O fim das restrições sociais e talvez uma onda de hedonismo compensador em 2021 nos alertam que o Dezembro Vermelho é da conscientização do HIV/Aids”, acrescentou o especialista em artigo publicado na sessão Ponto de Vista da revista Bodau, uma publicação da Sociedade Brasileira de Urologia. Lodeiro faz uma associação com o clima de hedonismo que tomou conta do Carnaval de 1919, após uma série de mortes provocadas pelas pandemias de varíola e febre amarela nos anos anteriores.

Conforme o especialista, não se trata de imprimir um discurso moralista, mas de alertar sobre a necessidade de sexo seguro e de testagem ampla. “Toda pessoa sexualmente ativa deve fazer o rastreamento pelo menos uma vez por ano”, disse, lembrando que os postos de saúde oferecem o teste rápido.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img