20.8 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Especialista do HU-UFSC tira dúvidas sobre amamentação durante a pandemia

spot_img

Especialista do HU-UFSC tira dúvidas sobre amamentação durante a pandemia

spot_imgspot_img

A regra geral é manter a amamentação, mas é preciso tomar cuidados especiais, protegendo mãe e bebê

Como manter a amamentação dos bebês durante a pandemia? Como mães com suspeita de contaminação ou mesmo com Covid-19 podem manter seus bebês alimentados com leite humano? E no caso de crianças com Covid-19? Se as dúvidas sobre amamentação sempre foram significativas, ficaram ainda maiores com a pandemia e, para esclarecer, a pediatra do Serviço de Neonatologia do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh) Flavia Gheller Schaidhauer respondeu algumas perguntas sobre o tema.

Mestra em Pediatria e vice-coordenadora da Comissão de Aleitamento do HU-UFSC, Flavia Schaidhauer explicou que, como regra geral, a intenção é manter o aleitamento, sendo que não existe qualquer restrição para mulheres saudáveis. “Mesmo mães com Covid devem amamentar seus bebês, se tiverem condições clínicas”. Se não tiverem estas condições, a recomendação é retirar o leite e oferecer para o bebê por meio de um copo ou colher. Esta e outras dicas são apresentadas na entrevista que a médica concedeu sobre o tema.

Há alguma restrição à amamentação durante a pandemia, no caso de mulheres não infectadas?

Não há nenhuma restrição para amamentação para bebês e mulheres saudáveis, em virtude da pandemia

E no caso de pessoas infectadas ou com suspeita de Covid-19?

Mesmo mães com Covid-19 devem amamentar seus bebês, se tiverem condições clínicas para tal. Caso a mãe esteja internada ou necessitando de suporte respiratório, que impede a amamentação direta no seio, o leite materno pode ser ordenhado e oferecido ao seu bebê através de um copinho ou colher. Dessa forma, protegemos a amamentação.

A mulher deve tomar a vacina contra a Covid-19 se estiver amamentando?

Todas as lactantes podem tomar a vacina contra Covid-19. Além de ficar protegida, seu bebê também ficará. A lactante, após receber a vacina, cria anticorpos específicos para coronavírus, que passam pelo leite materno e protegem o bebê.

É possível passar a Covid-19 para o bebê pelo leite materno?

O leite materno não transmite o vírus. Vários estudos foram feitos e o vírus não foi encontrado no leite humano em sua forma infectante.

Mulheres que não podem amamentar por algum motivo, mas produzem leite têm algum mecanismo para manter a produção?

Mulheres podem fazer estímulo da sua produção com bomba elétrica em suas mamas pelo menos 8 vezes por dia ou 100 minutos em 24h horas. Isso simula o bebê mamando e aumenta a produção. É muito importante nos casos em que bebês nascem prematuros devido à Covid da mãe e ficam na UTI Neonatal.

A mulher deve amamentar se o bebê estiver doente?

A mulher pode sempre amamentar se estiver em condições clínicas, quando se refere à Covid-19. Para outras doenças infecciosas, varia a indicação.

Que cuidados devem ser tomados ao amamentar durante a pandemia?

Isolamento parcial deve ser mantido pois estamos na pandemia. Evitar aglomeração e expor bebê aos vírus respiratórios. Lavar sempre as mãos e rosto antes de pegar o bebê, se saiu de casa. Visitas devem manter uso da máscara durante todo o período.

Saiba mais no #minutosaudehuufsc.


editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img