18.7 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Especialistas da União Européia em APL’s e Parques Tecnológicos visitam Florianópolis

spot_img

Especialistas da União Européia em APL’s e Parques Tecnológicos visitam Florianópolis

spot_imgspot_img

O objetivo da visita é entender o contexto de desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia em Florianópolis. Por isso, os especialistas estão se reunindo e visitando as entidades envolvidas neste processo, de forma a avaliar o nível de maturidade e a forma de relacionamento entre gestores de entidades, mecanismos e instrumentos que interagem na governança do APL.

Em 2007, o Ministério da Integração Nacional (MI) e a Diretoria Geral de Políticas Regionais da Comissão Européia (DGRegio) decidiram, por meio de um Memorando de Entendimentos, estabelecer diálogo estruturado sobre Política Regional com o objetivo de “Estabelecer canais de comunicação para o fortalecimento do intercâmbio de informações.”

No âmbito desse diálogo está previsto o Projeto “Estímulo à Inovação em Arranjos Produtivos Locais”, dividido em duas fases:

Fase I: missão técnica a países da União Européia, realizada em maio de 2010, contando com atores brasileiros responsáveis pela formulação, elaboração, implementação e acompanhamento de políticas voltadas para o incremento tecnológico dos APLs brasileiros.

Fase II: realização, em Brasília, do Seminário Internacional Brasil – União Européia: “Inovação em Arranjos Produtivos Locais”, seguido de visitas técnicas.

O Seminário, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC e as demais instituições do Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais, em parceria com o MI, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e a DGRegio, ocorreu dias 30 de junho e 1º de julho de 2010, no Auditório José Irineu Cabral, localizado na sede da Embrapa em Brasília – DF. O evento objetivou promover, com base no debate e intercâmbio de informações com a União Européia, o desenvolvimento regional brasileiro, pela introdução e/ou fortalecimento de processos de inovação em Arranjos Produtivos Locais do país.

Imediatamente após o Seminário, entre os dias 02 a 07 de julho 2010, peritos seniores externos visitaram APLs brasileiros nas regiões Centro-Oeste, Norte, Sudeste, Sul e Nordeste. As visitas técnicas visam aprofundar o debate em relação à experiência da União Européia na formulação de políticas públicas voltadas ao incremento da competitividade dos empreendimentos por meio da inovação.

A partir das visitas técnicas, os peritos europeus elaborarão documento técnico que reflita o diagnóstico e as perspectivas dos APLs visitados, bem como as possibilidades de intercâmbio com arranjos europeus.

A visita dos técnicos italianos irá contribuir para que as empresas de tecnologia de Florianópolis possam iniciar parcerias com a Europa, de forma a consolidar nosso município como Capital da Inovação.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img