24.3 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Espetáculo feito na Udesc representará o Brasil em festival de artes cênicas na Bolívia

spot_img

Espetáculo feito na Udesc representará o Brasil em festival de artes cênicas na Bolívia

spot_imgspot_img

 O espetáculo "BadenBaden" – desenvolvido em 2011 no curso de Teatro do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – desembarca nesta semana na cidade de Cochabamba, na Bolívia, para participar da 16ª edição do Festival de Artes Cênicas Bertolt Brecht. As informações são da Assessoria de Imprensa da Udesc.

Sob direção do professor Vicente Concílio, o espetáculo inspirado no texto do dramaturgo alemão Bertolt Brecht foi convidado para participar do evento, que teve início na última sexta-feira, 5, e seguirá até sábado, 13.

O grupo participará com o debate "A experiência de montar Brecht" e realizará uma apresentação única de "BadenBaden" no encerramento do festival.

A viagem foi contemplada com o Edital Conexão Cultura Brasil – Intercâmbios nº 1/2014 do Ministério da Cultura (MinC) e da Secretaria de Economia Criativa (SEC).

Desde 1998, o Festival de Artes Cênicas Bertolt Brecht se tornou um cenário-chave de impulso para as artes na Bolívia e consolidou-se com a participação de elencos locais, nacionais e internacionais.

O evento estabeleceu um espaço de atuação com foco na experimentação. A edição deste ano pretende provocar os criadores a refletirem sobre a proposta poética, ética, teatral e vital de Brecht, considerado um dos dramaturgos e poetas alemães mais influentes do século 20.
Sobre a peça

Livremente inspirada em "A peça didátida de Baden-Baden sobre o acordo" e "O voo sobre oceano", duas das peças didáticas de Brecht, "BadenBaden" estabelece um jogo vivo e um acordo sutil entre as atrizes e o espectador.

A proposta é que a plateia seja constantemente convidada a se posicionar ante as cenas, questionando sua própria função diante delas.

Através de um inquérito, do qual se decide se quatro aviadores recém-acidentados merecem ser ajudados, o espetáculo suscita a reflexão política sobre morte, renúncia, acordo, ajuda e violência.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img