20.4 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Espetáculo inédito no Brasil abre o FITA – Festival Internacional de Teatro de animação neste sábado

spot_img

Espetáculo inédito no Brasil abre o FITA – Festival Internacional de Teatro de animação neste sábado

spot_imgspot_img

Mais contemporâneo do que nunca, o festival terá Mostra de Rua a partir deste domingo (6); FITA vai até 11 de outubro com espetáculos nos quatro cantos de Floripa 

O FITA – Festival Internacional de Teatro de animação, um dos principais eventos do calendário de artes cênicas de Santa Catarina, terá uma programação intensa no fim de semana de abertura. Espetáculos serão apresentados em teatros e em espaços públicos – parte da Mostra de Rua FITA, novidade desta edição. Tudo gratuito.

A abertura do festival, no sábado (5), será com Pareidolia, da cia Chilena La Llave Maestra – inédito no Brasil. A peça dirigida por Edurne Rankin e Álvaro Morales trabalha com o abstrato num universo poético e cômico à espera de descoberta: formas que ganham vida, mares de plástico que dançam como ondas gigantes e muito mais. A companhia que já participou do festival em 2013 e 2014 se apresenta no auditório Garapuvu do Centro de Cultura de Eventos da UFSC.

Mostra de Rua FITA a partir de domingo (6)

A Mostra de Rua começa no domingo (6), às 14h, no Boulevard 14/32, localizado dentro do Aeroporto Internacional de Florianópolis, com apresentação do espetáculo Azulindo, da Serafim Teatro (Campinas – SP), que monta uma estrutura de teatro para 20 espectadores assistirem a peça de 20 minutos sobre a poluição dos oceanos, suas consequências e sua possível salvação. A direção é de Abel Saavedra. 

Às 17h, também no Aeroporto, os bonecos gigantes do Grupo De Pernas pro ar (Rio Grande do Sul) roubam a cena. O espetáculo MIRA, com direção de Raquel Durigon e Luciano Wieser, coloca na rua a perspectiva imagética do mestre espanhol Joan Miró. O grupo foi contemplado com o Edital Rumos 2018/2019 e neste momento está em São Paulo, realizando uma exposição de suas "novas máquinas autômatas".

No Parque de Coqueiros, a TRIP Teatro (Rio do Sul -SC) apresenta O flautista de Hamelin, a partir das 17h. O espetáculo, com direção de Paco Parício e Willian Sieverdt, conta a clássica história do flautista que livra a cidade de uma peste de ratos. Aborda a importância de cumprir os tratos feitos. A TRIP Teatro é uma das principais companhias de teatro de animação de Santa Catarina.  Em caso de chuva, a apresentação será realizada no dia 09/10, às 10h30, para os alunos da E.E.B. Almirante Carvalhal. 

Teatro de animação para adultos

Pra fechar o fim de semana,  no domingo (6), às 20h, a Cia Mútua apresenta Contestados – com direção de Willian Sieverdt,  no Teatro da UFSC. No palco, a história de uma das guerras mais sangrentas do país, que aconteceu em solo catarinense. 

Festival em Campos Novos 

O FITA estará também em Campos Novos. O espetáculo MIRA, da Cia De Pernas pro ar, será apresentado no sábado (5), às 16h30, na Praça Lauro Muller. Na cidade também serão realizadas oficinas – uma com duração de quatro meses, com objetivo de montar cenas de teatro de animação, e outra com temática ambiental e utilização de materiais reciclados.    

FITA 2019 segue até 11 de outubro

Florianópolis é palco a céu aberto para a 12º edição do FITA – Festival Internacional de Teatro de Animação, que neste ano terá mostra de rua. De 5 a 11 de outubro, espetáculos serão apresentados em teatros, espaços públicos como praças e parques de diferentes regiões da cidade e no Aeroporto Internacional de Florianópolis. Companhias da Argentina, do Brasil, do Chile e da Espanha são parte da intensa programação: mais de 20 sessões de teatro com classificação livre, adulta e infantil. Tudo gratuito de domingo a quinta. 

 – Queremos, com a Mostra de Rua FITA, democratizar o acesso à arte e ao teatro de animação e atingir um público que não costuma ir ao teatro – afirma a coordenadora Zélia Sabino. 

Com uma agenda mais enxuta do que anos anteriores, o festival traz uma seleção de espetáculos plural, democrática e contemporânea, que leva a excelência do teatro de animação para o grande público.

– O teatro de animação compreende diversas linguagens, entre elas máscara, teatro de sombras, objetos, bonecos, teatro de luvas, entre outros. E justamente por essa diversidade de elementos, os espetáculos conseguem criar novas perspectivas sobre temas distintos. isso acontece, por exemplo, no espetáculo Pareidolia, da Cia. La Llave Maestra do Chile. Por trás de figuras inertes está a anima do ator, que dá vida aos objetos. – explica sobre o gênero o professor e coordenador Gustavo Bieberbach.

O 12º FITA é realizado pelo Fazendo Fita Cia Artística em parceria com o Ministério da Cidadania, com patrocínio da Enercan – Campos Novos, por meio da Lei federal de Incentivo à Cultura, e da Floripa Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Florianópolis, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. A Mostra de Rua FITA tem patrocínio do Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis. O festival conta com apoio da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina/Secretaria de Cultura e Arte (Edital Procultura)/Departamento Artístico Cultural e do SESC-SC. 

AGENDE-SE

12º FITA – Festival Internacional de Teatro de Animação

Quando: 5 a 11 de outubro

Onde: Florianópolis, São José e Campos Novos

Quanto: de 5 a 11 de outubro – gratuito; espetáculo de encerramento Frágil, do Colectivo Ilusório, no dia 11 de outubro – R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada)

Programação completa no wwww.fitafloripa.com.br

 
  
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img