Florianópolis, 20 de julho de 2024

Espetáculo Roda de Benção, monólogo de Camila Benzedeira, volta aos palcos de Florianópolis, dessa vez com entrada gratuita 

spot_img

Compartilhe

Na próxima terça-feira (9/7),a mais jovem benzedeira da Ilha da Magia estará de volta com seu espetáculo “Roda de Benção”, com o qual pretende que as pessoas vivenciem a preservação e fomento do Patrimônio Imaterial de Benzer e seus rituais dentro de uma perspectiva contemporânea e artística

Depois de estrear no teatro com o ritual que sempre fez em casa ou na sua salinha de atendimento, Camila Gomes, reconhecida como uma das mais jovens benzedeiras da Ilha da Magia voltará ao palco do Teatro da Ubro na próxima terça-feira (9), para dar início à temporada em cartaz que será totalmente gratuita. 

Seu projeto de levar o conhecimento das benzedeiras da Ilha foi aprovado na Lei de Incentivo à Cultura de Florianópolis – LIC e tem o patrocínio do Faial Prime Suítes que financia as apresentações do espetáculo, o que garante a entrada gratuita para a população. Para assistir ao espetáculo é necessário reservar os ingressos pelo site do Sympla

Para a continuação da temporada do “Roda de Benção”, Camila afirma que a expectativa é poder compartilhar a experiência do ofício de Benzer durante a benção coletiva, dessa vez em dois lugares diferentes no Centro de Florianópolis: no Teatro da UBRO e na Casa da Memória. 

“Meu intuito é seguir no propósito de manter viva a cultura imaterial do Benzer numa perspectiva contemporânea e artística”, conta. “Todo este espetáculo foi entregue a mim por mensagens dos meus guias e antepassados e é uma alegria poder passar esse recado adiante”.

Ela explica, ainda, que desde a infância é apaixonada por rituais e que desde muito pequena frequentava a missa e sentia a conexão com o Divino, igual a quando estava em espaços onde a natureza é abundante. 

Ao procurar experiências para sanar suas curiosidades, ela participou de diversos rituais religiosos e encontrou uma métrica que se repetia com frequência. “Compreendi esse processo e passei a ritualizar enquanto Benzedeira em cada benção ofertada”, explica. De acordo com Camila, foi conectada com a natureza que ela entendeu que a ritualística tornou-se algo possível de ser compartilhado para auxiliar processos de autoconhecimento e autocuidado, para as outras pessoas.  

“É com esse intuito que nasce a Roda de Benção em formato de espetáculo, um monólogo que apresenta os passos  de um ritual de autoconhecimento e autocuidado guiado pela Benzedeira para o encontro com o Divino”, observa Camila. 

Exatamente porque o teatro é um espaço respeitável, onde a liberdade e a arte do encontro são sagrados, este é o lugar ideal para alocar a benzedeira. Além disso, é no palco que Camila pode dar voz às mulheres sagradas que carregam e propagam o Bendizer, o amor nas palavras, trazendo o saber ancestral para o contemporâneo de forma artística. 

Cada Roda Uma Benção

Serão seis apresentações do espetáculo, porém, é importante reforçar que cada uma será diferente da outra. Não apenas por conta dos espaços, que serão diferentes, mas também porque, conforme Camila, nenhuma Roda de Benção é a mesma. “Mudam as pessoas, muda o campo, a energia; apesar de a ritualística tender ser a mesma, a interação é única, toda vez”, afirma.

A direção artística de Vanessa Garcia e toda a proposta cênica foram pensadas para encantar mas também para ir além da benção invisível, com cenário, música e cenas que apresentam o ofício de benzer em uma perspectiva mais artística. 

“Minha intenção é propagar Amor a cada benção, que as pessoas tenham a experiência de conexão com o Divino e tomem consciência de que Benzer é Dizer, fazer o bem, independente da função e ofício que executamos em nossa jornada”, observa a Benzedeira. 

A partir do dia 9 de julho, todo o público poderá assistir e se deixar envolver com o espetáculo “Roda de Benção”, de Camila Gomes, que estará em cartaz até outubro. Ao todo, serão mais seis apresentações, sendo três datas no Teatro da UBRO, e outras três na Casa da Memória, ambos os lugares no Centro de Florianópolis. 

O projeto tem apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e da Prefeitura de Florianópolis e produção da MAF Economia Criativa.   

SERVIÇO

O que: Roda de Benção com Camila Gomes 

Quando: terça-feira, 9 de julho de 2024

Onde: Teatro da UBRO, Rua Pedro Soares, 15 – Florianópolis/SC

Horário: 19h 

Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/temporada-roda-de-bencao-teatro-da-ubro-camila-benzedeira/2526232