27.9 C
fpolis
sábado, abril 27, 2024
Cinesystem

Espetáculo “Samba e Choro”, da Camerata Florianópolis, será apresentado no Monte Serrat

spot_img

Espetáculo “Samba e Choro”, da Camerata Florianópolis, será apresentado no Monte Serrat

spot_imgspot_img

Dando continuidade ao projeto realizado há 23 anos pela Camerata Florianópolis – a série “Concertos nas Comunidades” -, a orquestra volta à comunidade do Monte Serrat para apresentar um programa muito especial, o espetáculo “Samba e Choro”. A apresentação será no dia 29 de abril, na Praça do Monte Serrat, com início previsto para às 16h30min. A comunidade é convidada para assistir gratuitamente ao concerto de clássicos da música brasileira, enquanto aproveita o entardecer de outono na Ilha.

Sob a regência do maestro Jeferson Della Rocca, arranjos especiais de Luiz Sebastião Juttel e produção de Maria Elita Pereira, a orquestra vai interpretar 15 músicas. É a terceira vez que a Camerata se apresenta no Monte Serrat e este show é uma prévia do espetáculo de samba que a orquestra prepara para circular pelo Estado nos próximos meses.

Para Della Rocca, tocar no Monte Serrat é uma experiência muito prazerosa. “Levar a música onde o povo está é o nosso desejo permanente e estamos muito felizes de poder apresentar esse espetáculo com música popular brasileira num espaço mágico como o Monte Serrat”, ressalta o maestro.

A Camerata Florianópolis busca desde a sua fundação criar formas de democratizar o acesso à música de qualidade para todos os públicos. Exemplos fortes deste objetivo são o projeto “Concertos nas Comunidades”, as aulas do projeto “Camerata – Educando com Música”, os ensaios abertos para escolas públicas e projetos sociais que a orquestra faz no Teatro do CIC e as apresentações em todo o Estado de forma gratuita e para qualquer idade.

Presidente do IVG, o Padre Vilson Groh acredita que esta apresentação é um elemento importante para unir a todos. “Será um momento de trabalhar a relação de erudito e popular com a comunidade. Todos estão convidados, sem distinção, pois vai ser um momento de elevar a alma. Afinal, a música faz isso conosco”, comenta o padre.

O diretor da WOA Empreendimentos Imobiliários, Walter Silva Koerich, diz que a articulação deste espetáculo entre Camerata e IVG é gratificante, ainda mais na Praça que foi revitalizada e transformou-se na área de lazer da comunidade. “Desde a revitalização do espaço e a sua entrega oficial para a população, em 2019, continuamos com a manutenção e percebemos as oportunidades que o local cria, concretizando a proposta de gerar um fluxo para comunidade e mostrar que o turismo é possível, criando mais possibilidades de expor a beleza e a cultura que o morro tem”, destaca Waltinho.

Além dos músicos da Camerata, participam da apresentação Luiz Sebastião Juttel (violão 7 cordas), Neno Moura (bateria), Alexandre Damaria e Tico do Pandeiro (percussão), Tiê Pereira (contrabaixo) e Anderson Ávila (cavaco). No vocal estarão Rachel Barreto e Kako de Oliveira. Os solos serão feitos por Roger Corrêa e Ângela Coltri.

Viabilizado pela Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina, o espetáculo conta com o apoio da WOA Empreendimentos Imobiliários, Instituto Pe. Vilson Groh (IVG) e Feira Amigos do Monte Serrat.

 HISTÓRIA DO SAMBA

O samba surgiu no começo do século XX no Brasil e é reconhecido nacional e internacionalmente como um dos símbolos do país. Essa expressão cultural é considerada patrimônio cultural imaterial brasileiro e surgiu nas comunidades afro-brasileiras em alguns bairros do Rio de Janeiro. 

HISTÓRIA DO CHORO 

O Choro, popularmente chamado de chorinho, surgiu no Rio de Janeiro em meados do Século XIX e é um dos mais originais gêneros de música instrumental brasileira. Pode ser considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira e, ao longo dos anos, se transformou em um dos gêneros mais prestigiados, reconhecido em excelência e requinte. Tem como origens estilísticas o lundu, ritmo de inspiração africana à base de percussão, com gêneros europeus.

REPERTÓRIO 

Choro

1. Aquarela do Brasil

2. Noites Cariocas

3. Carioquinha

4. Carinhoso

5. Um a Zero

6. Vibrações

7. Brasileirinho

Samba

1. Feitiço da Vila

2. Quem te viu, quem te vê

3. Tarde em Itapuã

4. Saigon

5. Pra que Chorar

6. O Pequeno Burguês

7. Ela é minha Cara

8. Molambo

SERVIÇO

O QUÊ?  “Samba e Choro”, da Camerata Florianópolis, será apresentado no Monte Serrat

ONDE? Praça do Monte Serrat

QUANDO? 29 de abril de 2023, às 16h30

QUANTO? GratuitoFotos da Praça do Monte Serrat: André Miranda

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img