spot_imgspot_img
Florianópolis, 14 setembro 2024
spot_img

Espetáculo Socorro une dança e teatro com base em obra de autor austríaco

VariedadesEspetáculo Socorro une dança e teatro com base em obra de autor...
spot_img
spot_img

Compartilhe

O Ronda Grupo de Dança e Teatro apresenta nos dias 13, 14 e 15 de novembro, às 20h no Teatro da UFSC, o espetáculoSocorro – concebido e dirigido por Zilá Muniz. Com duração aproximada de 60 minutos, a apresentação é baseada livremente na obra do autor austríaco Peter Handke, Gritos de Socorro (Hilferufe). Zilá Muniz é mestre em Teatro pelo Centro de Artes da UDESC e trabalha em colaboração alunos e ex-alunos da instituição no palco e nos bastidores.

Socorro é uma construção híbrida que experimenta o encontro entre as linguagens cênicas, traçando o intercâmbio entre a dança contemporânea e o Teatro de Formas Animadas. “Acreditamos que pesquisas desta natureza, que abordam o encontro entre diferentes linguagens artísticas, trazem para o espectador um novo olhar crítico e novas experiências estéticas”, ressalta a diretora.

O corpo, no espetáculo, está sempre no limiar da necessidade de socorro, mas a palavra não acontece, o conflito está lá e surge como uma condição humana. A palavra “socorro” faz parte um lugar onde as situações de emergência acontecem e chegam a acontecer devido a escolhas. “(…) Descobrir a palavra socorro através do labirinto de um grande número de frases e palavras, (…) elas exprimem foneticamente a necessidade de socorro, fora de toda situação determinada, real” (Peter Handke).

A montagem se deu por meio de um dos prêmios do Concurso de Artes Cênicas n. 001/FCFFC/2008, promovido pela Fundação Franklin Cascaes. Integram a apresentação os intérpretes-criadores Egon Seidler, Elisa Schmidt, Karina Degregório, Paula Bittencourt e Vicente Mahfuz, todos com passagem pelo CEART. Nos bastidores estão os ex-alunos da UDESC Marcos Oliveira (bonecos), Greice Miotello (operação de luz) e Javier Venegas (trilha sonora).

Serviço

O quê: Espetáculo Socorro
Onde: Teatro da UFSC (Praça Santos Dumont – Campus da UFSC/Trindade)
Quando: 13, 14 e 15/11, sempre às 20h
Evento gratuito