23.3 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Espetáculo A Nossa Natureza no Teatro Álvaro Carvalho

spot_img

Espetáculo A Nossa Natureza no Teatro Álvaro Carvalho

spot_imgspot_img

CEAFIS e Projeto Música e Cidadania apresentam o espetáculo A NOSSA NATUREZA: MÚSICA E MOVIMENTO nos dias 14 de novembro, as 20h, no Teatro Álvaro de Carvalho e 18 novembro, as 15h na Biblioteca Pública Professor Barreiros Filho, ambos com entrada franca . Sob a Coordenação e Direção Artística Maria Helena de Lima e produção Cultural de Lourcley Silvestre.

O PROJETO

O projeto Harmonia: meio ambiente, música e cidadania é uma ação do CEAFIS – Centro de Apoio à Formação Integral do Ser através do Projeto Música e Cidadania, e reconhecido como trabalho referência em educação musical, com participação em simpósios, seminários e congressos nacionais e internacionais. Caracteriza-se como um projeto de criação, produção e execução artístico-cultural de um espetáculo centrado nas áreas da música e da dança, baseado nas possíveis relações entre a cultura popular local, regional e nacional. Suas ações e intervenções fundamentam-se nas propostas de educação popular de Paulo Freire, na construção coletiva do conhecimento (no caso artístico) e na experiência das ações artísticas-educacionais com a participação de artistas, educadores e comunidade. O Resultado final do projeto, que constitui o décimo espetáculo do Projeto Música e Cidadania , será a apresentação do espetáculo A Nossa Natureza: Música e Movimento.

O ESPETÁCULO: A NOSSA NATUREZA: MÚSICA E MOVIMENTO

Este espetáculo é o resultado de uma construção coletiva fundamentada em três objetivos: 1. artístico (oportunizar aos seus integrantes a participação em processos que envolvam a elaboração e criação e execução de espetáculos artístico-musicais); 2. educacional (interrelacionar os saberes envolvidos e exercidos durante a prática artística do projeto) e 3. cidadão (discutir, praticar, exercer a cidadania aproveitando todos os momentos vivenciados e proporcionados pelo Projeto). Com temática relevante e escolhida consensualmente pelos participantes envolvidos, com a participação dos educandos e pais, além de artistas e educadores.
O espetáculo é um convite a nos integramos com a natureza que existe em nós mesmo, com alegria, som, cor e movimento, através da música e dança.. Apresenta temas relacionados à natureza e sua ligação com as crenças locais, na qualidade de vida das pessoas, na conscientização da comunidade e da sociedade a respeito da causa ambiental e da urgência de mobilização social transformadora.

O repertório do espetáculo apresenta músicas de Milton Nascimento, Caetano Veloso e Gilberto Gil entre outros, através de canções que remetem ao meio ambiente à natureza e às próprias referências culturais das comunidades onde o Projeto acontece abrangendo as comunidades Procasa, Chico Mendes, Monte Cristo e Jardim Atlântico. .

Participam deste evento 30 alunos (crianças, adolescentes e jovens), educadores do Projeto além os músicos convidados Dayse Fagan Fonseca, Luciano Py de Oliveira e Tácio Vieira.

Projeto foi viabilizado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes através da Lei Municipal de Incentivo a Cultura com Apoio Cultural da Unimed Grande Florianópolis

PROGRAMA
1. Cavaleiros de Jorge
(dança e percussão: criação do grupo)
2. O sol (Jota Quest)
3. Canto do povo de um lugar (Caetano Veloso)
4. Lugar Comum (Gilberto Gil)
5. Negro Zumbi (Leci Brandão)
6. Tá caindo Fulô (congada popular)
7. Vou na vida (Virgínia Roda)
8. Andar com fé (Gilberto Gil)
9. Anima (Milton Nascimento)
10. Bola de meia, bola de gude (Milton Nascimento)
11. Cravo e canela (Milton Nascimento)
12. Bocochê (Baden Powell)

Ficha Técnica
Equipe Música e Cidadania
Maria Helena de Lima
Katarina Grubisic
Sarah Massignan Gomes
Zorávia Catarina Sofia
Gisele Garcia Vianna
Marcelo Dutra
José Hélio Venâncio Filho
Natahlie Silva
Lourcley Silvestre
Alunos do Programa Mais Educação
Escola Municipal Altino Flores
Alunos da Comunidade Geral
Monte Cristo, Chico Mendes, Procasa, Jardim Atlântico
Músicos convidados
Dayse Fagan Fonseca, Luciano Py de Oliveira e Tácio Vieira

Serviço:
Quando: 14 de novembro de 2011, 20h.
Onde: Teatro Álvaro de Carvalho (R. Mal. Guilherme 26, Centro, 48 3028-8070.
Entrada Franca

Quando: 18 de novembro de 2011, 15h.
Onde: Biblioteca Pública Municipal Prof. Barreiros Filho (R. João Evangelista da Costa 1160, Estreito).
Entrada Franca

Realização: Ceafis — Centro de Apoio à Formação Integral do Ser.
Promoção: Música e Cidadania (http://projetomusicae cidadania.blogspot.com).
Coordenação e Direção Artística: Maria Helena de Lima (48 9946-4136 eu.helena@gmail.com).
Produção cultural e Informações: Lourcley Silvestre (48 9145-7060 lousilvestre@hotmail.com), lousilvestre@hotmail.com.
Patrocínio: Prefeitura de Florianópolis, Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.
Apoio cultural: Unimed Grande Florianópolis.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img