23.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Espetáculo A Noviça Mais Rebelde com apresentações no Teatro Pedro Ivo

spot_img

Espetáculo A Noviça Mais Rebelde com apresentações no Teatro Pedro Ivo

spot_imgspot_img

Florianópolis recebe o espetáculo nos dias 08, 09 e 10 de abril

Uma freira, um passado nada católico, um show improvisado e uma platéia ávida por diversão. Essa combinação inusitada é exatamente a base da comédia A Noviça Mais Rebelde, que o ator Wilson de Santos estréia no próximo dia 089 e 10 de abril no Teatro Pedro Ivo em Florianópolis. A peça conta com supervisão artística assinada pelo ator Marcelo Médici e traz de volta aos palcos brasileiros a Irmã Maria José, uma das personagens mais cativantes do musical Noviças Rebeldes, grande sucesso Off-Broadway de Dan Goggin. A Noviça Mais Rebelde fica em cartaz até o dia 08 e 09 de abril as 21hs e 104 dom as 19hs

No espetáculo, Wilson de Santos volta a interpretar a Irmã Maria José, que convence a Madre Superiora da Irmandade de Salut Marie a deixá-la fazer um show beneficente, seu único sonho não realizado desde que se tornou freira. A Madre aceita a proposta desde que o espetáculo conte com sua supervisão e uma “bênção” especial antes da apresentação. Com o atraso da Madre, Maria José se vê obrigada a aprontar o auditório e receber o público, improvisando jogos interativos e números musicais – todos retirados de lembranças hilárias do seu passado agitado antes de se converter à Igreja. De quebra, realiza o sonho de estrelar seu próprio musical, uma chance que havia sido negada com veemência pela Madre Superiora até então.

Tendo como premissa a improvisação e a interação com o público, o espetáculo leva para o palco música, dança e interpretação. Em pouco mais de uma hora, a platéia participa de um “bingo santo”, de um jogo de roleta (onde o prêmio máximo é dado a quem conseguir chegar a Jesus Luz) e até de um número de cabaré. Em meio às apresentações, Irmã Maria José ainda encontra espaço para falar sobre sua vida, alternando poesia e humor ao narrar a transformação de uma “garota da vida” em uma freira católica.

OFF-BROADWAY – A Irmã Maria José é uma das cinco personagens do premiado musical Nunsense, montagem Off-Broadway escrita e dirigida pelo norte-americano Dan Goggin no início da década de 1980. No Brasil, a peça ganhou duas versões de enorme sucesso pelas mãos do diretor Wolf Maya. Intitulada Noviças Rebeldes, a primeira versão estreou no Rio de Janeiro também na década de 1980 com um elenco que trazia atrizes-cantoras. Em 1995, a Cia. Baiana de Patifaria levou para o palco, por sugestão do próprio Wilson de Santos, a primeira versão mundial feita com um elenco masculino, iniciativa que foi repetida em diversos países.

Noviças Rebeldes contava a história de cinco freiras da Irmandade de Salut Marie que, após um trágico acidente ocorrido no convento, causado pela ingestão de uma sopa feita com produto de validade vencida, se vêem obrigadas a produzir um show beneficente para enterrar as ultimas irmãzinhas mortas – até então armazenadas em um freezer. A peça mostrava o espetáculo ensaiado pela Irmandade, com todos os defeitos, confusões, surpresas e graça que uma situação como essa pode gerar.

EMPATIA – O ator Wilson de Santos integrou o elenco da versão baiana e logo ganhou destaque pela sua interpretação hilária da freira substituta. “A Irmã Maria José tinha uma empatia direta com o público porque era a personagem renegada pela Madre, a que não tinha talento”, lembra o ator, explicando que, desde o início, a platéia se tornava cúmplice das artimanhas criadas por Maria José para conquistar um papel de destaque no show beneficente. “Com esse novo espetáculo, ela vê seu sonho ganhar vida e o público, mais uma vez, tem a chance de experimentar o gosto da vitória conquistada pela subversão”, brinca.

A idéia de fazer um espetáculo solo com a Irmã Maria José surgiu do próprio Wilson, a partir de comentários de amigos e do público sobre a força da personagem na montagem anterior. Esse conceito foi dividido então com o autor de Nunsense, Dan Goggin, que gostou tanto da idéia e estreou em julho deste ano, em Connecticut (EUA), a peça “Sister Robert’s Anne in Cabaret Class”, sua versão do solo de Maria José. A Noviça Mais Rebelde parte do mesmo princípio, mas é uma versão totalmente inspirada no sonho de Wilson. “Parti de situações criadas em diversas peças de Dan e de cenas da montagem brasileira de Noviças Rebeldes; acho o resultado mais coerente para o nosso público”, defende o ator.
CURRÍCULO – Wilson de Santos iniciou suas atividades em artes cênicas na cidade de Santos e, neste ano, comemora 25 anos de carreira. No teatro, foi membro da Cia Baiana de Patifaria, atuando em sucessos como A Bofetada e Noviças Rebeldes. Atuou ainda em peças como Viva o Demiurgo (direção de Bibi Ferreira), A Diabólica Moll Flanders (com Ary Fontoura e direção de Charles Möeller) e o musical Vitor ou Vitória (com Marília Pêra e direção de Jorge Takla). Seus últimos trabalhos nos palcos são Sua Excelência o Candidato (com Reynaldo Gianecchini e direção de Alexandre Reinecke) e Advocacia (com Heloísa Pérrissé e direção de João Fonseca). Na TV, viveu o camareiro do night club Copacabana em Kubanacan (novela de Carlos Lombardi com direção de Wolf Maya) e o personagem “Jojo”, em Duas Caras (novela de Agnaldo Silva com direção de Wolf Maya).

A Noviça Mais Rebelde é o primeiro espetáculo solo de Wilson, embora o ator não considere a montagem um monólogo. “A platéia é praticamente o segundo ator em cena, já que eu preciso da reação dela para quase todas as falas”, avisa. Mas a peça está longe de constranger ou obrigar o público a fazer o que não quer. Wilson explica que o clima de conversa informal, aliado a números virtuosos inspirados em espetáculos musicais, tem tudo para conquistar a cumplicidade da platéia mais uma vez. E brinca: “Quem não tem curiosidade de saber o que uma freira faz quando está de folga? Elas não ficam rezando, rezando o tempo todo não…!”
SERVIÇO
A NOVIÇA MAIS REBELDE
Com Wilson de Santos
Supervisão artística: Marcelo Médici
Trilha produzida por: Ivan Huol (músicas do original Nunsense) e Cia da Vozes (músicas imitações)
Tradução de músicas: Flávio Marinho e Wolf Maya (original Nunsense)
Iluminação: Kadu Moratori
Figurino: Celso Werner
Cenário: Grafite – Eduardo Kobra
Cenotécnico: Estevão Nascimento
Fotos: João Caldas
Arte Gráfica: Vicente Queiroz
Produção: Leonardo Leal
Realização: Teatro do Riso
Classificação Etária: 12 anos

SC 401 Anexo Centro Adm do Gov
Dias: 08 09 e 10 de abril (sexta e sabado as 21hs e dom as 19hs)
Preço: R$ 50.00 Inteira e R$ 40.00 Clube do Assinante do DC e demais desconto
Ponto de Vendas: Anna Pegova 3224-5608 / Bella Casa Presentes 3222-7580 e Bilheteria do teatro
INFORMAÇÕES: (48) 3233-7229 e (48) 8424-3100
PRODUÇÃO LOCAL: DÉBORA ALVES
www.deboraalvesproducoes.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img