20.4 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Espetáculo ‘As sete caras da verdade’ no Centro Multiuso de São José

spot_img

Espetáculo ‘As sete caras da verdade’ no Centro Multiuso de São José

spot_imgspot_img

Rodolfo, Alencar e sua mulher envolvem-se na busca da identidade verdadeira da vítima de um assassino que, na verdade, cometeu um engano. O enredo parece trágico, mas “As sete caras da verdade”, ópera cômica do humorista gaúcho Nico Nicolaiewsky, é uma paródia das óperas tradicionais, com seus heróis e histórias trágicas. A apresentação acontece no domingo, dia 4 de dezembro, no teatro do Centro Multiuso de São José.

O espetáculo é uma montagem da disciplina de Leitura à Primeira Vista, ministrada pelo professor Alexandre Gonçalves, do curso de Música da Udesc, e envolve alunos de quatro departamentos do Centro de Artes (Ceart): do curso de Moda, responsáveis pelo figurino, do curso de Design, responsável pelos designs gráficos, do curso de Música, coralistas e orquestra, e do curso de Pós-Graduação em Teatro, com a direção cênica, além de convidados externos. Ao todo, são cerca de 45 pessoas envolvidas neste espetáculo. A diretora cênica da ópera, Rosane Santolin, tem vasta experiência acadêmica: formada em Teatro, agora cursa o mestrado na área e faz licenciatura em Música. “A minha pesquisa, desde o TCC até agora, no mestrado, é especificamente sobre encenação de óperas. Por isso fiz o retorno para a graduação em Música, para aperfeiçoar esse trabalho com cantores. Trabalhar nessa ópera está sendo maravilhoso porque a linguagem me interessa e posso aplicar um pouco do que já sei”, afirma a diretora.

Essa será a segunda apresentação do espetáculo, que teve pré-estreia no sábado, 26 de novembro, no teatro Álvaro de Carvalho, por conta da Maratona Cultural. Na ocasião, o evento foi reforçado com a participação do pianista Thiago Gonçalves e do baterista Henry de Souza, numa versão com piano e percussão. “A primeira apresentação da opereta foi realmente muito boa! Tivemos uma plateia excelente que interagiu durante toda a nossa atuação e a recepção foi muito positiva. Recebemos vários comentários entusiasmados e até convites para apresentarmos em outras cidades”, comemora o professor, que complementa: “com a repercussão da pré-estreia, consolidamos a Cia. de Ópera Cômica, que desenvolverá novas montagens operísticas a partir do próximo semestre envolvendo vários departamentos do Ceart”.

Ficha técnica
Direção e Regência:
Alexandre Gonçalves
Direção Cênica:
Rosane Santolin
Solistas:
Rodrigo Pivetta (narrador)
Gustavo Steiner (Alencar)
Guilherme Albanaes (Rodolfo)
Grasieli Fachini (mulher do Alencar)
Coro:
Simone Gutjahr
Lorena Piacente
Mauricio Minozzo
Natália Gimenes
Douglas Carvalho
Rafael Meurer
Cristian Gonçalves
Eduardo Neves
Orquestra de Câmara da Cia. de Ópera Cômica
Figurinos:
Bruna Medeiros
Aline Padaratz

SERVIÇO
O quê: Ópera cômica “As sete caras da verdade”
Quando: domingo, 4 de dezembro, 19h
Onde: Teatro do Centro Multiuso de São José – Avenida Alciony de Souza Filho (Beira-Mar de São José), sem número
Quanto: Evento gratuito e aberto a todos

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img