15.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Estácio Santa Catarina promove debate público sobre racismo estrutural no Brasil nesta 3ª feira

spot_img

Estácio Santa Catarina promove debate público sobre racismo estrutural no Brasil nesta 3ª feira

spot_imgspot_img

 

Doutora em Psicologia Social e autora dos livros Famílias interraciais: tensões entre cor e amor, e Entre o encardido, o branco o branquíssimo, Lia Schucman é a convidada do webinar aberto ao público

 

 Quer seja nas ruas, com movimentos como o Vidas Negras Importam, quer seja na sala de estar, com polêmicas protagonizadas pelos participantes do BBB 21, o fato é que o racismo tornou-se tema de discussão na sociedade brasileira. Muitas vezes, porém, o debate passa ao largo de um ponto importante: a necessária participação dos brancos na transformação da realidade. O tema será debatido nesta terça-feira (23) na Estácio Santa Catarina em um evento virtual que terá a participação de Lia Schucman, doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisadora de Relações étnico-raciais, professora do Departamento de Psicologia da UFSC e autora do livro Famílias Interraciais: tensões entre cor e amor (EDUFBA, 2018). 

 

“Ser branco produz cotidianamente situações de vantagem em relação aos não brancos. Diferentes pesquisas demonstram que há para os brancos mais facilidades no acesso à habitação, à hipoteca, à educação, à oportunidade de emprego e à transferência de riqueza herdada entre as gerações”, escreve Lia em sua tese de doutorado Entre o Encardido, o Branco e o Branquíssimo: Branquitude, Hierarquia e Poder na Cidade de São Paulo. Reconhecer essa vantagem pode ser um ponto de partida importante para os brancos avaliarem seu racismo latente e atuarem como agentes de mudança. Como complemento, escreve Lia, uma transformação real do tecido social exige uma mudança estrutural nos valores culturais da sociedade. 

 

“Existe uma falta de conhecimento aprofundado e consciência crítica para o enfrentamento das questões raciais no Brasil”, diz a gerente acadêmica da Estácio São José, Priscila Monteiro. “Espero que a abordagem da professora Lia Schucman traga uma reflexão sobre os privilégios dos brancos e a hegemonia da branquitude em um mundo moldado pelos e para os brancos”.

 

 

 

SERVIÇO

 

O QUE: Webinar “O Lugar do Branco nas Relações Raciais Brasileiras”, com Lia Schucman

QUANDO: Terça-feira (23)

HORA: 19H

ACESSO:http://bit.ly/live-Teams_23-02_19h

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img