Foi confirmado nesta terça-feira, 7, que Santa Catarina receberá R$ 21 milhões do Ministério da Saúde para o mutirão de cirurgias realizado pelo Governo do Estado desde 2011 e que já atendeu mais de 100 mil catarinenses.
O valor é referente ao mutirão do ano passado, que já foi pago antecipadamente pelo Governo do Estado para garantir os atendimentos, explicou o secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing. O secretário afirmou, ainda, que o governo federal continuará a parceria para a manutenção do programa em 2015.
Lançado em setembro de 2011, o mutirão garante a realização de cirurgias ambulatoriais, cirurgias hospitalares e cirurgias múltiplas (mais de um órgão operado no mesmo procedimento cirúrgico).
O objetivo do programa, que ocorre em todas as regiões catarinenses, é diminuir a fila de espera por cirurgias de menor gravidade, como catarata, varizes, hérnia e vesícula. Além desses, o mutirão também contempla procedimentos nas especialidades de otorrinolaringologia (amígdalas e adenóide), ortopedia e urologia. As pessoas que precisarem realizar as cirurgias inclusas no mutirão devem procurar o posto de saúde mais próximo.
Também acompanharam a audiência desta terça no Ministério da Saúde o secretário executivo de Articulação Nacional, Acélio Casagrande; e a secretária adjunta Lourdes Martini.