fique por dentro de floripa

- Geral - Estão abertas as inscrições para o Conselho da Cidade

04.02.2020

Estão abertas as inscrições para o Conselho da Cidade

04.02.2020
Estão abertas as inscrições para o Conselho da Cidade
Foto: FOTO CRISTIANO ANDUJAR

O edital para as eleições do Conselho da Cidade para o mandato 2020/2022 foi publicado e as inscrições podem ser feitas a partir de hoje, até dia 20 de fevereiro. As entidades poderão se cadastrar para participar do processo eleitoral como candidatas à vaga no Conselho ou somente como votante do processo eleitoral. A documentação exigida e link das inscrições podem ser conferidas e efetuadas no site do Conselho da Cidade pelo link http://bit.ly/EleiçõesConselhoDaCidade ou presencialmente em qualquer unidade do Pró-cidadão das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
 
O resultado das inscrições homologadas e indeferidas pela comissão eleitoral será divulgado no dia 2 de março. A homologação final das inscrições acontecerá no dia 17 de março e será publicada no site da Prefeitura Florianópolis. As entidades que tiverem suas inscrições validadas terão direito a voto dentro do seu segmento.

Quem pode se candidatar

Apenas entidades constituídas há pelo menos 24 meses e que tenham objetivos ou atividades vinculadas à questão do desenvolvimento urbano. Além disso, essas entidades necessitam ter suas inscrições homologadas para poderem votar e serem votadas.
 
Quem pode votar no processo eleitoral


Apenas poderão votar nas eleições as entidades com inscrições homologadas.
No dia da eleição terá direito a voto o responsável legal da entidade ou o substituto legal imediato, e na ausência destes, o representante indicado pela entidade na ficha de inscrição. As entidades poderão votar apenas nos representantes de seu segmento da sociedade civil (exemplo: associações de moradores do Sul da ilha só poderão votar nas representações do Sul da ilha).

As 24 vagas destinadas à sociedade civil correspondem à 60% das cadeiras no conselho e são distribuídas da seguinte forma:
 
Sociedade Civil Organizada de abrangência difusa

(4) ONGS, Fundações privadas e movimentos sociais;
(4) Entidades profissionais, acadêmicas e de Pesquisa;
(3) Entidades Empresariais;
(1) Entidades Sindicais.
 
Sociedade Civil Organizada por setores


(2) Distrito Sede parte Continental;
(4) Distrito Sede parte Insular;
(2) Norte da Ilha;
(2) Sul da Ilha;
(1) Leste da Ilha;
(1) Oeste da Ilha.

O Conselho da Cidade é um dos canais para quem quer colaborar com o planejamento urbano de Florianópolis
 
Definir os rumos do crescimento e do desenvolvimento do município parece ser somente função da Prefeitura, mas para quem não conhece, o Conselho da Cidade é um instrumento de gestão democrática do município previsto no Plano Diretor, no qual representações do poder público e dos diversos segmentos da sociedade têm a oportunidade de discutir a maneira mais adequada de promover o desenvolvimento urbano. O órgão foi criado pela lei complementar 482/2014 e instituído em 2018 pelo decreto municipal 18.279/2018. Uma das atribuições do Conselho da Cidade é a convocação das entidades e sociedade para as Conferências da Cidade.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Observatório da Udesc Esag ajuda a articular rede de organizações de defesa dos direitos das crianças

13.02.2020

Observatório da Udesc Esag ajuda a articular rede de organizações de defesa dos direitos das crianças

Empresas parceiras do IGK lançam linhas de produtos com renda revertida para os trabalhos do Instituto

12.02.2020

Empresas parceiras do IGK lançam linhas de produtos com renda revertida para os trabalhos do Instituto

Floripa Airport é o melhor do Brasil na categoria até 5 milhões de passageiros

07.02.2020

Floripa Airport é o melhor do Brasil na categoria até 5 milhões de passageiros

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.