Mais de 300 pessoas lotaram o centro olímpico da Universidade Nacional de Brasília (UNB), nesta quarta-feira, 8, para assistir a final nacional do Red Bull Paper Wings, maior torneio de aviões de papel do mundo. O estudante da Universidade Federal de Santa Catarina, Roberto Cidral, levou a melhor na categoria distância, atingindo a marca de 30, 8 metros. Agora ele vai representar o Brasil na final mundial do Red Bull Paper Wings, que acontece nos dias 8 e 9 de maio no famoso hangar 7 na cidade de Salzburg na Áustria e será disputada entre mais de 200 universitários do mundo todo.
Na categoria tempo o campeão foi o goiano Danilo Silva, que conseguiu fazer sua aeronave planar por 12,01 segundos. Danilo também representará o paía na Europa.
Para terem chance na Áustria, os dois participantes precisam treinar bastante, já que o recorde mundial da competição em distância de voo é de 69, 14 metros e o de tempo de voo é de 27, 9 segundos.
A final nacional da campeonato foi disputada entre os cinco melhores colocados de cada categoria (distância e tempo), que participaram das etapas classificatórias da competição, que aconteceram durante todo o mês de março em mais de 20 universidades de todo o Brasil. Além dos cinco finalistas, também disputaram os dois vencedores da etapa da UNB, que aconteceu antes da final nacional da competição.
O Red Bull Paper Wings surgiu em 2006 e está em sua 4a edição (2006, 2009, 2012 e 2015).