18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Estudantes da Grande Florianópolis participam do Festival Dança Catarina

spot_img

Estudantes da Grande Florianópolis participam do Festival Dança Catarina

spot_imgspot_img

Estudantes da rede pública de São José se apresentaram, na noite desta quarta-feira, 10, na etapa microrregional do Festival Escolar Dança Catarina, no Teatro da Arena Multiuso de São José.

No total, 15 escolas representaram três municípios da região da Grande Florianópolis. Duas se classificaram para a etapa Macro Regional, que será disputada no município de Grão Pará, no Sul do Estado. Em primeiro lugar ficou a Escola Estadual Básica São Miguel, de São José, com a obra “O Mistério da Vida. A segundo colocação foi para a Escola Estadual Básica José Jacinto Cardoso, também de São José, com a obra “Felinos”.

Da rede municipal de São José, participaram 112 meninos e meninas dos centros educacionais municipal Maria Iracema de Andrade, Vila Formosa, Antônio Francisco Machado, Vilson Kleinübing, Interativo Floresta e Colégio Municipal Maria Luiza de Melo, além de alunos do projeto desenvolvido em parceira com o Sesc Lisboa.

A secretária de Educação de São José, Méri Hang, afirmou que os projetos esportivos têm ocupado um espaço bastante significativo na rede municipal. “Em especial a dança, que fortalece a interação entre a escola e a família, além de melhor a concentração e autoestima dos estudantes”, justificou. Contente em receber esta etapa do festival em São José, ela parabenizou os educadores, familiares e alunos pela “bela noite de apresentações”.

O primeiro grupo a se apresentar foi do Colégio Municipal Maria Luiza de Melo, do Kobrasol, que competiu na categoria mirim, com a coreografia “Sublime torrão”. Após a apresentação, a aluna Ana Carolina Pereira comemorou com os colegas que “tudo deu certo”. Ela estava bastante feliz e afirmou que, com certeza, quer continuar dançando. Ao lado, Priscila Martins não escondia a alegria de ver a sobrinha. Ela veio incentivá-la, pois acredita que o festival estimula a cultura e “tira um pouco atenção só da tecnologia, que já tem um apelo bem forte nesta idade”.

Dança Catarina

O festival é considerado o maior evento de dança escolar do Brasil e está na sua 15ª edição, com o objetivo de promover a educação integral de criança e adolescentes. Com um formato único e itinerante, anualmente, ele percorre mais de 12 mil quilômetros levando cultura, dança e educação as 36 Regionais do Estado. O projeto é uma promoção da Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte), com o apoio das prefeituras.

O coordenador geral, João Biasotto, recorda que os primeiros colocados desta etapa em São José disputarão com outras escolas na etapa Macro Regional, que ocorrerá nos dias 10 e 11 de outubro, em Grão Pará. “O Governo do Estado será responsável pela alimentação, transporte e alojamento das crianças”, garantiu.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img