fique por dentro de floripa

- Tecnologia - Estudantes da Udesc criam aplicativo que agiliza pagamentos e emissão de notas fiscais

24.09.2019

Estudantes da Udesc criam aplicativo que agiliza pagamentos e emissão de notas fiscais

24.09.2019
Estudantes da Udesc criam aplicativo que agiliza pagamentos e emissão de notas fiscais
Foto: As alunas Amanda Nunes, Sabrina Maia, Raquel Alonso, Daniela Fernandes e Ytahara Simões, que criaram o aplicativo Bawbee - Foto: Divulgação

Para facilitar e agilizar a transação de pagamento em uma ação de compra e venda, um grupo de estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) desenvolveu o protótipo de aplicativo Bawbee. O trabalho foi feito como parte de um projeto interdisciplinar do curso de graduação em Administração Pública, no do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc, em Florianópolis.

Durante a sétima fase do curso, um projeto interdisciplinar oferece aos alunos um desafio: em grupos, eles devem desenvolver um aplicativo que tenha o potencial de amenizar problemas de gestão pública. Durante o primeiro semestre de 2019, um dos grupos se interessou pela temática de economia e finanças, também prestando atenção no problema de sonegação de impostos pela falta de emissão de notas fiscais.

A equipe conduziu uma pesquisa em Florianópolis, aplicando um questionário autoral que coletou 421 respostas de consumidores com mais de 18 anos de idade. Desses, 66,27% não costuma solicitar notas fiscais ao realizar uma compra. A partir daí, pensaram em um aplicativo que fosse capaz de emitir notas fiscais logo após o pagamento, de forma automática.

QR Code e nota fiscal

O Bawbee disponibiliza o pagamento a partir de um QR code – código de barras bidimensional que pode ser escaneado com a maioria das câmeras de telefones celulares – gerado na hora, o que agiliza o processo de compra. O código é exibido na tela de um dispositivo do vendedor e deve ser lido com a câmera do celular do comprador, usando o mesmo aplicativo.

O uso do QR Code é uma das inovações do aplicativo, assim como um serviço de vendas e emissão de nota fiscal eletrônica para pessoas jurídicas, dentro da plataforma. “Pensamos nos micro e pequenos empreendedores, que têm dificuldade para emitir nota fiscal eletrônica”, explica Raquel Ferreira, uma das alunas da equipe que criou o Bawbee. Ela destaca ainda as vantagens de cartões fidelidade e relatórios de despesas incluídos no aplicativo.

Para não abandonar o potencial do aplicativo depois da apresentação do projeto no fim do semestre, as alunas responsáveis pelo Bawbee iniciaram uma busca por programas de incentivo à inovação tecnológica em que possam se inscrever. “Ainda estamos analisando, mas pretendemos dar continuidade ao projeto e disponibilizá-lo em lojas on-line”. Por enquanto, o aplicativo continua apenas como um protótipo e não está disponível ao público.

Equipe

A equipe responsável pelo desenvolvimento do aplicativo Bawbee foi formada, além de Raquel Alonso, pelas estudantes Amanda Nunes, Daniela da Silva Fernandes, Sabrina Maia, e Ytahara Simões do Livramento. 

Num trabalho integrado envolvendo as disciplinas Plataformas de Governo Eletrônico (com o professor José Francisco Salm Júnior), Desenvolvimento de Projetos Públicos (Lucas Carregari Carneiro) e Marketing no Serviço Público (Aline Regina Santos), elas criaram um projeto voltado à solução do problema encontrado, desenvolveram o aplicativo e um plano de marketing. O nome Bawbee, de origem inglesa, significa uma moeda de cobre gasta e passou a designar entre os britânicos moedas de grande circulação, pelo baixo valor.

 

 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Aplicativo criado por estudante da Udesc oferece serviço de cuidados para idosos

17.10.2019

Aplicativo criado por estudante da Udesc oferece serviço de cuidados para idosos

Florianópolis é escolhida para sediar evento de tecnologia da Nasa

17.10.2019

Florianópolis é escolhida para sediar evento de tecnologia da Nasa

Empresas brasileiras apostam na internacionalização para a América Latina

16.10.2019

Empresas brasileiras apostam na internacionalização para a América Latina

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.