Florianópolis, 20 de julho de 2024

Estudantes da Udesc Esag apresentam projetos para demandas de bairros da Capital

spot_img

Compartilhe


Estudantes do curso de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) apresentam nesta segunda-feira, 24, às 19h, no Plenarinho da Udesc, o resultado de trabalhos desenvolvidos ao longo do primeiro semestre. Os projetos atendem demandas das comunidades da Bacia do Itacorubi e do Distrito de Ratones, em Florianópolis.


As demandas atendidas pelos estudantes foram apresentadas pelas próprias comunidades e mapeadas pelo Observatório de Inovação Social de Florianópolis da Udesc Esag, coordenado pela professora Carolina Andion, em parceria com o Fórum de Governança Ecossocial de Bens Comuns de Florianópolis (Ecoar) , formado por 40 organizações e coletivos comunitários da cidade. O mapeamento elaborado em um relatório técnico apresentado no dia 13 na Udesc.

Além da apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes de Administração Pública, o evento desta segunda-feira também será uma oportunidade para debater temas relevantes para a cidade, a partir do olhar das comunidades, universidades e das redes de pessoas, organizações e coletivos de cada região .

Projetos

Entre os trabalhos desenvolvidos estão projetos para criação de associação de apoio a um parque ambiental, implementação de trilhas urbanas, IPTU verde, oficinas de compostagem e agricultura urbana, manual de comunicação para associação de moradores, rota de turismo comunitário, plano de ação para cobrar melhorias urbanas, evento com oferta de serviços à população e catalogação de acervo de biblioteca comunitária.

O trabalho integrou pesquisa científica, extensão (ao levar o conhecimento produzido na universidade para a comunidade) e ensino, envolvendo cinco disciplinas da 6ª fase dos cursos matutino e noturno de Administração Pública da Udesc Esag (Sociedade Civil e Políticas Públicas, Sistemas de Accountability, Gestão de Projetos Públicos, Gestão da Responsabilidade Socioambiental e Gestão de Custos Públicos).

Os projetos foram orientados pelos professores responsáveis ​​pelas disciplinas: Carolina Andion, Maria Letícia Xavier, Paula Schommer, Júlia Viezzer Baretta, Janice Mileni Bogo, Lucas Carregari Carneiro e Igor Pereira da Luz. Os estudantes também trabalharam em conjunto com duas organizações comunitárias da cidade: o Fórum da Bacia do Itacorubi e a Associação de Moradores de Ratones (Amora). Nove equipes de alunos se dedicaram aos projetos.

Evento

O evento desta segunda-feira é aberto a pessoas das comunidades beneficiadas e demais assuntos específicos. Durante o evento, será exibido um vídeo produzido pelos estudantes, resumindo os trabalhos realizados ao longo do semestre letivo.

Saiba mais aqui sobre o mapeamento de demandas da comunidade feito pelo Observatório de Inovação Social de Florianópolis da Udesc Esag.

Serviço:

O QUE: evento público “Comunidades e Universidades”.
QUANDO: segunda-feira, 24 de junho, às 19h.
ONDE: Plenarinho da Udesc (campus da universidade na Avenida Madre Benvenuta, 2007, em Florianópolis).
ENTRADA: gratuita, sem necessidade de inscrição.