18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Estudantes do SENAI de SC usam a tecnologia e a inovação para promover a saúde

spot_img

Estudantes do SENAI de SC usam a tecnologia e a inovação para promover a saúde

spot_imgspot_img

Eles participaram do Grand Prix de Inovação da Junior Achievement

 

Mais de 260 jovens estudantes do SENAI, de 35 cidades catarinenses, participaram de uma imersão na procura por soluções inovadoras na questão da saúde. Utilizando a abordagem do Design Thinking e organizados em 52 equipes, eles aprenderam na prática como funcionam as etapas de imersão, idealização, prototipação e desenvolvimento das ideias. A etapa semifinal ocorreu na última sexta-feira e seis equipes foram à grande final, valendo duas vagas no Grand Prix Brasil, promovido pela Junior Achievement – entidade internacional de caráter educativo e sem fins lucrativos, que encara missão de inspirar e preparar alunos das redes pública e privada a empreender.

Durante o Grand Prix de Inovação, encerrado na última segunda-feira (28), as equipes vencedoras – Fighters (São José), Zina (São João Batista) e NewGen (Otacílio Costa) – desenvolveram soluções através de  plataformas e aplicativos com mecanismos de auxílio psicológico no combate à ansiedade, à depressão e ao tabagismo. “Foram momentos de muito trabalho, mas aprendi demais e consegui colocar minhas habilidades em prática”, afirma Matheus Baraúna, da Zina. 

“Uma vez entregue o problema, todos pesquisaram e buscaram juntos por alternativas inovadoras. Foi bonito ver os jovens empenhados em soluções para a saúde, com o apoio e a experiência de mentores voluntários, que ajudaram neste desafio”, afirma Evandro Badin, diretor-executivo da Junior Achievement. “Desde o início da suspensão das aulas, focamos nossos esforços na transformação digital e na entrega de novas e modernas oportunidades de qualificação gratuitas aos estudantes”, explica Badin. Ele completa que, muito além da colocação e premiação, o que vale é o aprendizado que todos levam do experimento. “Nossa meta é desenvolver capacidades tanto críticas e emocionais na conclusão dos projetos”.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img