23.3 C
fpolis
sexta-feira, dezembro 3, 2021
cinesytem

Estudantes lançam coletânia bilíngue de poesias nesta quinta-feira na Fundação Cultural Badesc

spot_imgspot_img

Estudantes lançam coletânia bilíngue de poesias nesta quinta-feira na Fundação Cultural Badesc

spot_img

Alunos do ensino fundamental e médio lançam nesta quinta-feira,16, às 19h, na Fundação Cultural Badesc, no centro de Florianópolis, uma coletânea com quatro livros de poesias finalistas do concurso literário anual da Escola Dinâmica.O evento vai contar com a presença do escritor Mário Pereira caba de lançar seu décimo livro “Roteiro Histórico e Sentimental pelas Ruas de Florianópolis” e vai bater um papo com os estudantes antes da sessão de autógrafos. A entrada é gratuita.

O tema Ano Internacional das Florestas, definido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) pautou as poesias produzidas na VII edição do Concurso Literário. As obras finalistas compõem a coletânea com quatro volumes literários divididos em Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Participação Especial, este que traz também a produção em inglês pelos alunos do ensino bilíngue.

A publicação foi editada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com coordenação da professora Ana Paula Timm. Vai integrar o acervo da Biblioteca Nacional e tem ISNN, um código internacional que referencia a obra em qualquer biblioteca do mundo. “A Unesco lança esses temas anuais para que tenhamos mais oportunidades de fomentar a consciência pública para os diversos problemas que afetam a humanidade, nesse caso as florestas. Nosso alunos, encantados com a possibilidade de se pronunciarem, estendem sua mensagem ao mundo por meio desta coletânea. Queremos ter jovens que escrevam mais, que se vejam reconhecidos e capazes”, explica a diretora da Escola Dinâmica, Ângela Diener.

Para prestigiar o evento e passar conselhos para os estudantes, o escritor Mário Pereira, gaúcho que adotou Floripa há 27 anos, é presença confirmada na noite desta quinta-feira.

Arte na educação
Música, dança, literatura, fotografia, pintura! Não importa a modalidade, o que vale é o processo de auto-formação dos estudantes através da arte, para que sejam capazes de atuar com espírito crítico e construtivo na sociedade. Essa é uma das grandes ferramentas de ensino da Escola Dinâmica, que atua com diversas palestras, oficinas, bate-papos com grandes nomes e competições de incentivo, sempre com base na temática da Unesco, que norteia todas as atividades no colégio a cada ano letivo, dentro e fora da sala de aula.

Contribuição social
Além de destinar metade do valor arrecadado com a venda dos livros à compra de obras para a escola municipal do bairro, a Escola Dinâmica já contribui com a formação dos alunos da Madalena Dias através do programa ReÓleo, desenvolvido pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif). A Dinâmica tem posto de coleta de óleo de cozinha usado e destina o resíduo para a fabricação de produtos de limpeza. A economia da escola com a compra de produtos de limpeza é destinada à aquisição de material escolar para a escola pública.

O lançamento
A apresentação da coletânea bilíngue vai contar com sessão de autógrafos e tudo dos “pequenos artistas”, além de intervenções culturais com contação de histórias cantadas e coquetel kids para alunos, professores, jornalistas e autoridades da educação em Santa Catarina.

spot_img
spot_img