24.3 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Estudantes da Capital escolherão nome de mascote contra o tabagismo

spot_img

Estudantes da Capital escolherão nome de mascote contra o tabagismo

spot_imgspot_img

O objetivo é destacar os benefícios de parar de fumar.

Dando continuidade a campanha contra o tabagismo, “Escola Promotora de Saúde – Área 100% livre de fumaça”, haverá uma maratona para escolher o nome do mascote, entre as unidades educativas da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. A iniciativa está sendo promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, por meio do Departamento de Saúde e Bem Estar do Servidor (DESABES). O objetivo é trazer o tema para o cotidiano escolar, destacando os benefícios de parar de fumar.

A primeira etapa do projeto é a chegada do mascote nas escolas, creches e NEIs, onde deverão dar a sugestão de apenas um nome, por unidade . Posteriormente, o nome deverá ser enviado para o DESABES.

Esta atividade terá como cronograma a caminhada do mascote, entre 14 de junho e 31 de agosto, votação do nome do mascote on-line, de 12 a 30 de setembro e homologação do resultado em 7 de outubro.

O Exemplo

Embora seja proibido fumar dentro das unidades, a campanha vai incentivar os profissionais a não fumarem próximo às dependências de ensino. Para o Secretário de Educação, “O pior exemplo é um professor fumando, mesmo que seja escondido nos fundos da escola, temos que combater esse mal.” Pinto da Luz complementa “Os professores tem que manter a posição de educadores em todos os momentos”.

Os profissionais receberam um folder que explica de forma lúdica os problemas do tabagismo e as formas de se livrar do vício. Segundo a oncologista Senen Hauff saber controlar o estresse é fundamental. “Quando precisamos lidar com sentimentos negativos ou de frustração a resposta automática pode ser o cigarro, temos que mudar esse hábito, fumar não resolve o problema de ninguém”.

Para os profissionais que precisam de ajuda médica foi disponibilizada por meio de uma parceria com a Unimed o apoio de grupos de discussão. A Rede Municipal de Ensino de Florianópolis é composta por 4.920 servidores da educação e 26 mil alunos.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img