22.4 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Estudo realizado por aluna da Udesc mostra que treinamento físico melhora função sexual de homens com insuficiência cardíaca

spot_img

Estudo realizado por aluna da Udesc mostra que treinamento físico melhora função sexual de homens com insuficiência cardíaca

spot_imgspot_img

Um estudo realizado no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) constatou que um programa adequado de treinamento físico, baseado em exercícios em esteiras ergométricas é capaz de melhorar a função sexual de homens com insuficiência cardíaca.Os resultados do estudo serão apresentados nesta segunda-feira, 3 de junho, durante a defesa de dissertação de mestrado de Sabrina Weiss Sties, orientada pelo professor doutor Tales de Carvalho.

A defesa está marcada para as 8h, no auditório da Udesc Cefid, no bairro Coqueiros, em Florianópolis. Sabrina concluiu o Mestrado em Ciências do Movimento Humano com a dissertação sobre a “influência do exercício físico de alta intensidade na função erétil de pacientes com insuficiência cardíaca”.

O estudo verificou o efeito de um programa de exercícios físicos em um grupo de 20 homens com insuficiência cardíaca estável. Eles foram submetidos a 12 semanas de treinamento físico supervisionado em esteiras ergométricas. O objetivo foi avaliar a influência do exercício aeróbico de alta intensidade na função sexual dos pacientes. Antes e depois do programa de exercícios, os pacientes passaram por testes físicos e entrevistas estruturadas de acordo com padrões científicos adequados a esse tipo de estudo, constatando os efeitos.

Núcleo de Cardiologia
A pesquisa foi realizada com apoio do Núcleo de Cardiologia e Medicina do Exercício da Udesc Cefid, que se dedica há mais de 20 anos à pesquisa na área. Coordenado pelo professor e médico cardiologista Tales de Carvalho, o núcleo também atende gratuitamente dezenas de pacientes com um programa de reabilitação cardiopulmonar e metabólica.

Esta é a terceira defesa de mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da Udesc Cefid neste semestre. Até 7 de junho, estão previstas mais seis defesas de mestrado e uma de doutorado.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img