O “Estudo Complementar para Implantação do Plano de Ordenamento Naútico” será apresentado no dia 20, às 10h30, na sala 1 da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis.
Os estudos coordenados pelo oceanógrafo Alexandre Mazzer, doutor em Geologia Costeira e responsável técnico do projeto, levaram seis meses para serem produzidos e contemplam dados ambientais da faixa costeira de Florianópolis, as estruturas náuticas existentes no município e a análise dos conflitos entre as atividades náuticas, a pesca, a aquicultura, o transporte hidroviário e o turismo.
Mazzer explica que apesar da abrangência municipal, a análise aborda os ambientes costeiros como um todo, incluindo áreas de municípios da região da Grande Florianópolis, com vistas a habilitar o estudo a um planejamento integrado.
Após a conclusão do diagnóstico, o projeto prevê a revisão do plano existente; a compatibilização da proposta com o Plano Diretor e o Zoneamento Ecológico Econômico Costeiro e o estudo dos aspectos técnicos e legais para sugerir diretrizes para formulação de critérios e regulamentos específicos, além do cruzamento destas informações com projetos como o Floripa 2030 e o Vita et Otium.
O projeto prevê também a realização de oficinas em cinco regiões de Florianópolis para apresentação dos resultados e envolvimento de lideranças para fortalecer a proposta a ser encaminhada no âmbito do Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro.