18.7 C
fpolis
quinta-feira, junho 20, 2024
Cinesystem

Estudos da UniSul sobre inovação para ODS ganham destaque em Fórum da ONU  

spot_img

Estudos da UniSul sobre inovação para ODS ganham destaque em Fórum da ONU  

spot_imgspot_img

Pesquisas apresentam cases para melhorar transporte público, gestão de resíduos e empoderar comunidades no enfrentamento de problemas sociais

Pesquisadores da UniSul, integrante do ecossistema Ânima, tiveram destaque no 9º Fórum Multi-Stakeholder de Ciência, Tecnologia e Inovação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (9⁠º Multi-stakeholder Forum on Science, Technology and Innovation for the Sustainable Development Goals), organizado pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da Organização das Nações Unidas (ONU). O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e o Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens) da universidade tiveram cinco estudos de caso selecionados para o evento. Entre eles, estão pesquisas sobre o sistema de transporte de Florianópolis, gestão de resíduos na transição para a economia circular e empoderamento de uma comunidade no Nordeste para enfrentamento de problemas sociais. 

De acordo com José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra, coordenador dos Programas de Pós-Graduação em Administração, a aprovação dos Science-Policy Briefs (estudos de caso) coloca a UniSul entre as principais universidades do mundo. “O fórum é um espaço de debate sobre ciência, cooperação em tecnologia e inovação em apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O objetivo é discutir e apresentar soluções inovadoras e sustentáveis que contribuam para a qualidade de vida da população”, explica. Os estudos da UniSul foram desenvolvidos em parceria com mais de 10 universidades brasileiras e internacionais.

“A transformação social ocorre por meio da análise e desenvolvimento de pesquisas científicas. O apoio e incentivo à produção de estudos impacta diretamente em benefícios para as cidades. Os trabalhos propõem métodos e soluções para uma melhor gestão pública em diferentes setores”, afirma Baltazar. 

O Fórum Multi-Stakeholder de Ciência, Tecnologia e Inovação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aconteceu entre os dias 8 e 10 de maio, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, com transmissão online. Cerca de 60 casos de todo o mundo foram selecionados para serem apresentados na ocasião.

Confira os estudos da UniSul destacados no fórum internacional: 

O Sistema de Informação Geográfica e a disponibilização de informações para o usuário de transporte público: um estudo baseado no Sistema Integrado de Transporte de Florianópolis.

O estudo levanta os desafios e possibilidades do uso de Sistemas de Informação Geográfica para aprimorar as informações fornecidas aos usuários de transporte público, com foco na análise do Sistema Integrado de Transporte de Florianópolis. A pesquisa propõe o uso de tecnologias para melhorar a eficiência do serviço: um sistema de localização de veículos em tempo real; um sistema de painéis de localização em tempo real em pontos de ônibus, terminais e dentro do ônibus; um sistema de informação em tempo real sobre os níveis de tráfego na cidade; um sistema de localização em tempo real na internet.

Aplicação do Modelo de Análise Multicritério para Avaliar Sistemas de Transporte Integrado (ITS): Um estudo de caso em Florianópolis, Brasil.

O estudo desenvolveu um modelo de avaliação multicritério para os serviços de transporte público. Após a estruturação do método, foi realizada uma pesquisa de campo para avaliar a percepção da população a respeito do Sistema Integrado de Transporte (SIT) de Florianópolis. A avaliação pode ajudar na gestão dos serviços de transporte público, apoiando as decisões dos gestores públicos e administradores.

O papel da valorização de resíduos na transição para a economia circular.

A economia circular tem o potencial de oferecer uma oportunidade econômica de US$ 4,5 trilhões, reduzindo resíduos, estimulando a inovação e criando empregos. Assim, a valorização de resíduos é identificada como uma estratégia-chave para promover a economia circular e atender às demandas de um mercado em crescimento focado no uso preferencial de matéria-prima secundária nas cadeias de produção. O estudo analisa as principais barreiras para a implementação da valorização de resíduos nas indústrias identificadas como altos custos iniciais e operacionais para transformação de resíduos e a necessidade de conscientização e mudança cultural necessária dentro do âmbito empresarial e político para que a valorização realmente ocorra.

Valorização de resíduos industriais: Contribuições para alcançar os ODS no Brasil.

O estudo explora diversos casos e insights que ilustram como políticas públicas alinhadas aos setores industrial, social e acadêmico podem contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável. Os resultados sugerem que mais estados brasileiros deveriam adotar modelos bem-sucedidos para impulsionar a reciclagem e o uso sustentável de matérias-primas e recursos naturais, promovendo a conscientização industrial sobre os benefícios de uma economia circular impulsionada por regulamentações e participação social.

Transformando Vidas e Paisagens: A Jornada Inovadora da Fokus Frauen na Suíça e da Casa de Maria no Nordeste do Brasil.

Este estudo destaca o caso da Associação Casa de Maria, uma organização não governamental localizada na região semiárida da Bahia (Brasil), em parceria com a Fokus Frauen, uma fundação não governamental para cooperação internacional para o desenvolvimento, sediada na Suíça. Este caso apresentou uma abordagem inovadora em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) 1 (pobreza), 2 (fome), 13 (clima), 16 (instituições) e 17 (parcerias). As experiências possibilitaram aprendizado e fortalecimento no enfrentamento de problemas sociais comuns na região, respeitando a diversidade de cada grupo de mulheres e unindo suas forças para formar uma rede que inspira e apoia umas às outras. O caso destacado contribui para a realização dos ODSs, concentrando esforços no fortalecimento da autonomia das mulheres extrativistas no Nordeste do Brasil e promovendo ações cooperativas e a bioeconomia.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img