20.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Evento cultural neste domingo pretende revalorizar prédio histórico no Centro de Floripa

spot_img

Evento cultural neste domingo pretende revalorizar prédio histórico no Centro de Floripa

spot_imgspot_img

Moradores, comerciantes, artistas e frequentadores da região leste da praça XV de Novembro participam neste domingo, 22, das 13h às 20h, do movimento Ocupa Antonieta, na rua Victor Meirelles, no Centro antigo de Florianópolis. A ação prevê uma intervenção artística no prédio que já abrigou o Colégio Dias Velho, a Escola Antonieta de Barros e a primeira exposição do Museu de Arte de Santa Catarina, o Masc, em 1948.

O evento é um convite para que artistas façam uma ocupação artística na fachada, dialogando com as pinturas, grafites, pixos e lambe lambes já existentes. O prédio está abandonado há mais de 10 anos e o movimento pede também por um calçadão na rua Victor Meirelles, que liga a praça XV de Novembro à avenida Hercílio Luz. Atualmente o prédio da ex-escola serve como depósito e a quadra de esportes é usada como estacionamento pelos funcionários da Secretaria de Estado da Educação. 

O imóvel foi cedido por 30 anos para sediar a Escola do Legislativo, mas não há sinais de recuperação do prédio, que é tombado. O movimento vai formar um grupo para pensar possíveis alternativas para o imóvel. Além da intervenção artística, vai ter música, projeção de filmes, feijoada vegana para moradores de rua, criação de um pequeno jardim, consertos e ajustes gratuitos de bikes e orientação para ciclismo seguro. Participação da Guerrilha Bike Coletivo, Quadrado – Pomar dos Ciclistas, projeto Faces do Feminino, Alecrim Horta, entre outros coletivos.

 O evento é proposto pelo comerciante e fotógrafo Radji Schucman e pelo jornalista e produtor cultural Fifo Lima.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img