21.2 C
fpolis
sábado, abril 27, 2024
Cinesystem

Evento da Epagri neste sábado, 23, incentiva pecuária de corte na Grande Florianópolis

spot_img

Evento da Epagri neste sábado, 23, incentiva pecuária de corte na Grande Florianópolis

spot_imgspot_img

A pecuária de corte vem crescendo na Grande Florianópolis, que já conta com um rebanho de cerca de 250 mil cabeças de gado. Para incentivar essa cadeia produtiva, a Epagri realiza neste sábado, 23, em Santo Amaro da Imperatriz, o Encontro Técnico sobre Pecuária de Corte, que deve receber em torno de 150 produtores das 8h às 12:30h. O evento ocorre na propriedade de Aldemo Roque Bervian, localizada no bairro Pagará. 

Rebanho na Grande Florianópolis chega a 250 mil animais (Fotos: Divulgação Epagri)

pecuária de corte vem se tornando uma importante fonte de renda paralela para famílias agricultoras da Grande Florianópolis, na medida em que tem ocupado áreas sem aptidão para culturas agrícolas anuais. Contudo, é importante superar o principal desafio para essa cadeia produtiva, que é aumentar a renda do pecuarista. 

“Precisamos oferecer sistemas de produção que remunerem melhor o produtor”, explica José Orlando Borguezan, extensionista da Epagri e coordenador do programa pecuária na região de Florianópolis. Para isso, a Empresa dissemina a produção de gado à base de pasto, na busca de substituir ração e concentrados na alimentação animal, que elevam o custo de produção. 

Para tanto, o evento vai contar com estações técnicas onde os pecuaristas vão obter informações sobre correção e adubação de pastagem perene, análise bromatológica de pasto, sistema de piqueteamento em pastagem e coleta e análise de solo. Também serão repassadas informações sobre qualidade e competitividade na pecuária e sanidade animal. 

Encontro tem caráter motivacional

Gerson Luiz Gessner, extensionista da Epagri em Santo Amaro, detalha que o Encontro Técnico, realizado com apoio de Sicred, Cravil, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Featesc, tem caráter essencialmente motivacional. Um dos resultados esperados é que se formem grupos de discussão nos municípios, coordenados pelos extensionistas da Epagri e integrados pelos pecuaristas, para discutir permanentemente questões ligadas a esta cadeia produtiva. 

Epagri dissemina sistema de produção à base de pasto

Os extensionistas da Epagri também vêm sendo capacitados no tema, mas já acumulam grande experiência em pastagens, uma vez que a Empresa trabalha há anos na disseminação de produção de leite à base de pasto. Como o pasto que alimenta o gado de leite é o mesmo utilizado na pecuária de corte, esse conhecimento atende às duas cadeias produtivas. Borguezan explica que é uma questão de identificar a pastagem que mais se adequa ao clima e relevo da propriedade rural.  

Tijucas é o município na Grande Florianópolis com maior rebanho de gado de corte, com cerca de 20 mil cabeças. Em Santo Amaro são cerca de 13 mil animais. Paulo Lopes, Biguaçu, Garopaba, São José, Palhoça, Canelinha, São João Batista, Governador Celso Ramos, Rancho Queimado, Angelina, Anitápolis, Águas Mornas e São Bonifácio também contam com rebanhos. A produção é escoada para dois frigoríficos de Santa Catarina. 

Serviço

  • O que: Encontro Técnico sobre Pecuária de Corte
  • Quando: sábado, 23 de março, das 8h às 12:30h
  • Onde: em Santo Amaro da imperatriz, na propriedade de Aldemo Roque Bervian, bairro Pagará
  • Informações e entrevistas: José Orlando Borguezan, extensionista da Epagri, fone (48) 98847-3148 / Gerson Luiz Gessner, extensionista da Epagri, fone (48) 98467-1237
editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img