fique por dentro de floripa

- Eventos - Evento do Sebrae/SC conecta empreendedores

06.08.2019

Evento do Sebrae/SC conecta empreendedores

06.08.2019
Evento do Sebrae/SC conecta empreendedores
Foto: Divulgação

O Circuito Criativo será realizado nos dias 14 e 15 de agosto, em Florianópolis 

O Sebrae/SC realiza nos dias 14 e 15 de agosto o Circuito Criativo Entre Contrastes. O evento tem como objetivo conectar empresários, despertar nos participantes o empreendedorismo colaborativo e a economia criativa, ampliar possibilidades de desenvolvimento e inspirar novos empreendedores. No dia 14, o Circuito é gratuito e aberto ao público. Para participar basta fazer a inscrição pelo link http://sebrae.sc/entrecontrastes. Já no dia 15, o evento é destinado somente aos participantes do Projeto de Artesanato Entre Contrastes. Os artesãos participarão do Workshop de Coolhunting com a especialista Andreia Schmidt Passos.

A programação no dia 14 será aberta às 14h com a palestra da mestre em design Nicole Tomazi. Ela irá falar sobre “Artesanato, Design e Território”. Na sequência, a pioneira em Economia Criativa e Colaborativa no Brasil, Lala Deheinzelin, abordará o tema “Futurismo + Novas Economias = Resultados Exponenciais”. O evento encerra com um happy hour e degustação de produtos locais. 

O evento é resultado da parceria dos projetos do Sebrae Entre Contrastes – da Indústria ao Artesanato Catarinense e Sebrae Delas Mulher de Negócios.

De acordo com a Coordenadora do Entre Contrastes, Simone Amorim, o Circuito Criativo vai ao encontro dos objetivos do projeto, que é promover um novo posicionamento para o artesanato catarinense, com foco na sustentabilidade, mercado e no relacionamento com a indústria. “Ao reunir os principais atores da economia criativa, queremos despertar nos participantes um novo entendimento sobre a indústria criativa e estimulá-los a pensar diferente, visando a colaboração e o desenvolvimento dos seus negócios”, comenta Simone.

Para Marina Elena Miggiolaro Barbieri, coordenadora do Programa Sebrae Delas Mulher de Negócios, o evento é uma oportunidade de conexão e de inspiração para tantas mulheres que hoje estão à frente de seus negócios e buscam vencer os desafios diários em um mercado altamente competitivo. 

O Circuito Criativo Entre Contrastes faz parte do Floripa Conecta, uma rede de eventos que transformará Florianópolis em um centro de economia criativa entre 09 e 18 de agosto. O Floripa Conecta é uma realização da ACATE, ACIF, CDL Fpolis, FIESC, Sebrae/SC, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina e Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Projeto Entre Contrastes

O Sebrae/SC desenvolve em cinco regiões do Estado o projeto Entre Contrastes – da Indústria ao Artesanato Catarinense. A criação do projeto surgiu após a exposição “Entre Contrastes”, realizada no ano passado, no Rio de Janeiro.  A mostra de produtos artesanais encantou pela originalidade, design e pela forte identidade cultural conectada a uma proposta inovadora, em que os artesãos criaram produtos por meio de ressignificação de resíduos industriais. 

O projeto busca atender potenciais empresários e pequenos negócios, ampliando o nível de autonomia do artesão local, promovendo a cooperação deles com a indústria. “Acreditamos na arte que surge da união entre resíduos industriais e artesanato e por isso esse projeto aposta na sustentabilidade, inovação e empreendedorismo para dar expressão nacional e valorização local aos trabalhos de artesãos catarinenses”, comenta acoordenadora do projeto, Simone Amorim. 

O projeto será executado em três eixos de atuação: capacitação, consultorias e acesso ao mercado. “Buscamos estimular nos artesãos um olhar diferenciado para a produção e a valorização do produto local. Como resultado, espera-se o aumento do índice de inovação dos pequenos negócios do setor, do volume de produção de artesanato com aproveitamento de resíduos e da taxa de sucesso de vendas de produtos artesanais”, comenta Simone.  

Programa Sebrae Delas Mulher de Negócios

O Programa Sebrae Delas Mulher de Negócios visa fomentar ideias e negócios liderados por mulheres, incentivando o crescimento e o empoderamento econômico e ainda gerar novas oportunidades. 

As estatísticas mostram que as mulheres abrem mais negócios que os homens e normalmente são mais escolarizadas, mas, mesmo assim, seus empreendimentos são menos inovadores e têm lucros mais baixos, além de serem negócios menos diversificados e com menor potencial de internacionalização.

"O objetivo é ofertar soluções relevantes para mulheres que querem abrir seu negócio ou aprimorá-lo e possibilitar a criação de uma rede de apoio ao empreendedorismo feminino", destaca Marina Elena Miggiolaro Barbieri, coordenadora do projeto no Sebrae/SC.

O programa foi estruturado em três pilares: EU, MEU e NÓS, que buscam colocar em comunhão os saberes e a força feminina direcionada para seus negócios. Serão tratados assuntos tais como: propósito, modelo de negócio, comunicação, planejamento, marketing, negociação, gestão, inovação, entre outros. 

O objetivo é mobilizar instituições públicas e privadas, além de pessoas estratégicas, a fim de disseminar a cultura empreendedora para outras mulheres oferecendo uma jornada customizada. A ideia também é criar um ambiente propício para promover a competitividade empresarial de pequenos negócios liderados por mulheres.

“Ações que envolvem a capacitação e o desenvolvimento das mulheres por meio de palestras, talks, workshops e mentorias, a fim de gerar negócios inovadores, sustentáveis e com propósito”, completa Marina.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Caminhada pede o fim da violência contra as mulheres em Florianópolis

06.12.2019

Caminhada pede o fim da violência contra as mulheres em Florianópolis

Em edição para o Natal, Nømad Mercado amplia expositores de marcas infantis e gastronômicas

04.12.2019

Em edição para o Natal, Nømad Mercado amplia expositores de marcas infantis e gastronômicas

Refúgio por motivos de orientação sexual é tema de livro lançado na Fundação Cultural Badesc

04.12.2019

Refúgio por motivos de orientação sexual é tema de livro lançado na Fundação Cultural Badesc

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.