25.8 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Evento em Florianópolis orienta empresas de tecnologia para internacionalização

spot_img

Evento em Florianópolis orienta empresas de tecnologia para internacionalização

spot_imgspot_img

Os principais programas existentes atualmente no Brasil para apoio e estímulo à internacionalização de empresas catarinenses de tecnologia da informação e comunicação serão apresentados na próxima terça-feira (dia 06/10), em Florianópolis, em um evento gratuito promovido pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE). Este ano, apesar do impacto da crise financeira, as exportações brasileiras de software e serviços cresceram cerca de 36% em relação a 2008, quando o mercado contabilizou U$ 2,2 bilhões para a Balança Comercial, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).

Apesar do balanço positivo para o setor de tecnologia, a crise passou a exigir mais preparação para as empresas que atuam ou pretender atuar no mercado externo. Nesse momento, a informação é um importante diferencial. “O evento tem como objetivo apresentar os diversos projetos, iniciativas e ferramentas de apoio à internacionalização de empresas de tecnologia existentes no Brasil e em Santa Catarina e oferecer aos participantes uma oportunidade única de relacionamento e capacitação, relativamente ao processo de internacionalização de suas empresas”, afirma Ivan Boeing, consultor regional do programa Brazil IT e profissional com mais de 25 anos de experiência e internacionalização.

O Brazil IT será um dos programas apresentados no evento. Iniciativa financiada pela Agência de Promoção de Exportação e Investimentos (APEX/BRASIL), elaborada e executada pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), o programa é aplicado em Santa Catarina pela ACATE. O projeto estimula a criação de competências para promover as exportações brasileiras de tecnologia e oferece benefícios como consultoria para apoio à geração de negócios, montagem de banco de dados sobre oportunidades comerciais em software e serviços, elaboração de pesquisa de mercado e posicionamento de produtos e apoio à produção de material de marketing, à internacionalização e à localização de produtos e serviços.

O Projeto de Promoção da Internacionalização de Pequenas e Médias Empresas Catarinenses, executado pelo Escritório de Negócios Internacionais (ENI), será outro programa apresentado. Outro programa voltado para empresas de menor porte que será apresentado no evento é o Emerging Players, resultado de uma parceria entre a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e a APEX. A proposta é implementar um programa de promoção de exportações e de investimentos que impulsionem a capacidade de geração de negócios das empresas de tecnologia.

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) irá explicar o funcionamento do Start Export, programa pioneiro no Brasil, implementado em 2004 e oferece suporte para indústrias catarinenses que são iniciantes na exportação – eventuais exportadoras, exportam de forma contínua volumes reduzidos ou que ainda não exportam, mas que têm a exportação em seu planejamento para os próximos anos. As empresas catarinenses também poderão conhecer melhor o Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O Banco do Brasil também irá apresentar no evento as linhas de financiamento disponíveis para exportação. E a AIESEC Florianópolis irá explicar como funciona o seu programa de intercâmbio profissional.

O evento ainda trará palestra com o especialista Robert Janssen, co-responsável nos últimos 10 anos pelo planejamento estratégico para desenvolvimento de mercado internacional e exportação das empresas associadas à SOFTEX. A empresa Suntech também irá apresentar o seu case de internacionalização. O consultor Ivan Boeing ministrará a palestra sobre internacionalização das empresas de TIC, programa de apoio e capacitação de empresas.

SERVIÇO

O que: Internacionalização de empresas de TIC – programa de apoio e capacitação de empresas
Quando: 06/10/2009 – das 08h30 às 18h00
Onde: Auditório Ático da ACATE – Rua Lauro Linhares, 589, Trindade, Florianópolis
Inscrições: Gratuitas pelo site www.exportacao.tangu.com.br
Mais informações: (48) 2107 2729 e eventos@acate.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img