Para reforçar a importância da doação, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da SC Transplantes, promoverá, no sábado, 27, Dia Nacional de Doação de Órgãos, um evento de sensibilização. Profissionais da saúde estarão no Parque de Coqueiros, em Florianópolis, no período da manhã, fazendo panfletagem e conversando com a população sobre a importância da doação de órgãos. As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.
De acordo com a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), a média nacional de doadores de órgãos é de 12,4 doadores pmp, dado que coloca SC na liderança.
No mês de junho, SC alcançou um recorde, quando foram captados 25 doadores. Esse número equivale ao número de doadores captados ao longo do ano de 2000, quando o sistema foi implantado.
A equipe da SC Transplantes e funcionários das Comissões Intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott), Banco de Olhos dos hospitais Regional de São José, Infantil Joana de Gusmão e Instituto de Cardiologia estão engajados na campanha, que faz alusão ao Dia Nacional da Doação de Órgãos.
No Brasil, para ser doador não é necessário deixar nada por escrito, em nenhum documento. Basta comunicar sua família do desejo da doação. A doação de órgãos só acontece após autorização familiar.