fique por dentro de floripa

- Tecnologia - Eventos de tecnologia trazem mais de 8 mil pessoas para Florianópolis no mês de agosto

02.08.2019

Eventos de tecnologia trazem mais de 8 mil pessoas para Florianópolis no mês de agosto

02.08.2019
Eventos de tecnologia trazem mais de 8 mil pessoas para Florianópolis no mês de agosto
Foto:

A capital de Santa Catarina será palco do hub de eventos Floripa Conecta, que engloba iniciativas como Inova+Ação, Innovation Summit, Startup Summit e Stun Games Festival, voltadas à tecnologia

Com o objetivo de criar conexões entre os diversos setores da economia criativa, o Floripa Conecta é uma iniciativa realizada a partir de parceria entre entidades públicas e privadas na capital catarinense no período de maior retração turística na cidade. O hub de eventos engloba atores da tecnologia, turismo, gastronomia, música, dança, artes e demais componentes da economia criativa para fortalecer o desenvolvimento econômico da cidade. 

O Floripa Conecta será realizado de 9 a 18 de agosto, contando com mais de 50 eventos, 100 mil participantes e R$ 100 milhões em movimentação da economia da cidade. As inscrições são realizadas individualmente para cada um dos eventos do hub, confira aqui a programação completa: https://www.floripaconecta.com.br/programacao. No setor de tecnologia, os principais eventos serão Inova+Ação, que trará temas relacionados à inovação para o pequeno varejo, o Stun Games Festival, voltado à comunidade gamer, o Innovation Summit e o Startup Summit, eventos de maior porte de empreendedorismo, negócios e tecnologia.

Florianópolis ficou em primeiro lugar no ranking da ESPM divulgado em junho sobre cidades com potencial de desenvolvimento em economia criativa, representando a importância da realização de um evento do porte do Floripa Conecta na cidade. Os aspectos que definem uma cidade criativa são vida noturna, tolerância e diversidade, estilo de vida experiencial, escritórios sem colarinho, conhecimento e informação e características ambientais e culturais singulares. “A tecnologia nos traz alguns mindsets que norteiam o Floripa Conecta, como a pluralidade, a diversidade, a mistura de segmentos, a troca de informações, o compartilhamento de dados e a busca por evoluir constantemente. Por isso, além de ser uma grande inspiração para a gente, queremos possibilitar que, dentro da Ilha do Silício, sejam feitas inúmeras conexões e aproximações entre pessoas dos mais diversos segmentos, por interesses variados e, a partir daí, seja contada uma história diferente da nossa cidade. Uma história que não traga a tecnologia como um aspecto que afasta as pessoas, mas que aproxima, por meio da hiperconectividade”, explica Marcelo Bohrer, Coordenador Geral do Floripa Conecta.

Além das belezas naturais e potencial de economia criativa, Florianópolis é conhecida também como a Ilha do Silício, dado seu potencial de desenvolvimento tecnológico. Para Daniel Leipnitz, presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), a capital catarinense atrai muitos empreendedores e entusiastas da tecnologia por conta de suas características. “Nós temos isenções tributárias que favorecem a instalação e manutenção de empresas aqui, além do terreno fértil sustentado por um ecossistema altamente desenvolvido e estruturado, que conta com diversas iniciativas de apoio ao pequeno empreendedor e com profissionais altamente qualificados devido às nossas universidades”, afirma Daniel.

A área de tecnologia é uma das que irá reunir mais pessoas nesta edição do Floripa Conecta, somando mais de 8 mil participantes em quatro grandes eventos que irão acontecer no mês de agosto. A Fundação Certi e a ACATE são realizadoras locais do evento global Innovation Summit, que trará a Florianópolis a primeira edição brasileira do encontro, com três dias de imersão (12, 13 e 14/08) no tema “Ecossistemas de Inovação: Criativos, Conectados e Competitivos”, com representantes de mais de 150 instituições de pesquisa e mais de 370 ambientes de inovação.

Nos dias 15 e 16 de agosto, será a vez do Startup Summit movimentar mais de 3 mil participantes e 150 palestrantes, como: Uri Levine, cofundador da Waze; Ragnar Sass, cofundador da Pipedrive; Roberto Mameli, CTO da Creditas; Jaime de Paula, fundador e CEO da Neoway; João Del Valle, cofundador e COO da EBANX; Marcelo Loureiro, cofundador e CEO da Yellow/Grin; Eric Santos, cofundador e CEO da Resultados Digitais; Bernardo Carneiro, sócio diretor da Stone; e Leandro Caldeira, CEO da Gympass. O evento é realizado pelo Sebrae/SC e ACATE. “Nós somos ainda organizadores do evento Stun Games Festival, que irá reunir mais de mil participantes da comunidade gamer, e do Inova+Ação, que foi realizado como abertura da maratona de eventos no primeiro dia do mês”, finaliza Daniel.

União das economias

O Floripa Conecta celebra também a união das principais economias da cidade em prol do apoio e da forma sustentável como operam internamente. O turismo deixou de ser o único pilar da economia de Florianópolis, que hoje também contempla a tecnologia, deixando evidente a necessidade de integração destes setores. “São dois segmentos que abrangem muitas áreas diferentes e conectadas, como gastronomia, hotelaria, mobilidade, educação, entre outras. Esta combinação de forças pode levar a Capital muito além economicamente”, afirma Rodrigo Rossoni, presidente da ACIF.

Sobre o movimento

O Floripa Conecta é um movimento de conexão entre iniciativas públicas e privadas na capital catarinense. A iniciativa busca unir atores da tecnologia, turismo e economia criativa para fortalecer o desenvolvimento econômico da cidade. Para isso, tem como primeira missão ser um hub de eventos no mês de agosto, que contará com nove dias de programação de forma a atrair turistas fora da temporada de verão para Florianópolis, e mostrar outras quantas qualidades turísticas que a cidade tem além do sol e praia. 

São mantenedoras do Floripa Conecta as entidades Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Fundação Certi, Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Sebrae, e apoiam a iniciativa a Prefeitura Municipal de Florianópolis, Governo de Santa Catarina, e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

 

Serviço

O que: Floripa Conecta, nove dias de eventos relacionados a economia criativa;

Quando: de 9 a 18 de agosto;

Onde: Florianópolis/SC;

Mais informações: www.floripaconecta.com.br 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Prêmio CERTI de Inovação relembra como surgiu o ecossistema de Florianópolis

06.12.2019

Prêmio CERTI de Inovação relembra como surgiu o ecossistema de Florianópolis

Ciasc é a primeira empresa de tecnologia do país a trabalhar com integração de dados para gerar Certificados Digitais

05.12.2019

Ciasc é a primeira empresa de tecnologia do país a trabalhar com integração de dados para gerar Certificados Digitais

Santa Catarina vence três categorias do Startup Awards 2019

03.12.2019

Santa Catarina vence três categorias do Startup Awards 2019

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.