fique por dentro de floripa

- Marketing - Expedição Transformação Criativa sai de Florianópolis domingo rumo a 12 estados brasileiros em busca de criatividade

23.08.2019

Expedição Transformação Criativa sai de Florianópolis domingo rumo a 12 estados brasileiros em busca de criatividade

23.08.2019
Expedição Transformação Criativa sai de Florianópolis domingo rumo a 12 estados brasileiros em busca de criatividade
Foto: Alex, Natália e Tainha

Alex, Natália, Tami, Walter e Tainha, a pet mascote da expedição, partirão de Florianópolis dia 25 de agosto às 9h. Eles irão percorrer doze estados e pretendem impactar mais de 100 mil pessoas com os materiais produzidos durante a expedição Transformação Criativa. O motorhome da equipe tem paradas agendadas em pequenas e grandes cidades brasileiras, numa ação inédita que vai gerar um movimento importante de reconhecimento da criatividade como valiosa moeda pra economia mundial.

O casal de empresários criativos Alex Lima e Natália Montibeller, ela grávida de cinco meses da pequena Emília, mais Tainha, a pet da família, e dois videomakers, Tami e Walter, passarão 45 dias num motorhomecirculando por capitais e interior de doze estados brasileiros buscando cases de economia criativa que farão parte de um registro inspirador que será o start do projeto Transformação Criativa, um movimento que parte da expedição, e depois seguirá como projeto de vida da família. A equipe parte de Florianópolis às 9h da manhã do domingo, 25, na cabeceira insular da ponte Hercílio Luz, e retornam ao mesmo ponto no dia 9 de outubro, em horário ainda a definir, trazendo na bagagem histórias de pessoas que Brasil afora surpreendem criando soluções para fazer a economia girar e, por que não, sendo capazes de inspirar.

A ideia de fazer esta imersão pelo Brasil criativo surgiu quando Alex e Natalia estavam em Filipinas e sentiram como o povo daquele país era rico em adaptar as condições limitadas do cotidiano e transformar a dificuldade em, no mínimo, alegria e motivação. “Sentir aquelas pessoas vibrando criatividade e, consequentemente amor e otimismo, tornando qualquer dificuldade transponível, foi uma lição prática de como ser criativo pode gerar renda de qualidade, pois é uma renda que agrega valor pessoal, e foi inspirador ver a satisfação de um povo que vive feliz apesar de qualquer dificuldade”, explica Natália, engenheira que especializou-se em vendas e sempre foi muito apaixonada por pessoas. A integrante do projeto, que quase não saiu do papel quando ela descobriu que estava grávida, logo no começo do planejamento da viagem, sentiu ainda mais força pra seguir adiante levando a pequena Emília para complementar a equipe nesta aventura que vislumbra, também, um futuro melhor para a pequena.

Com um roteiro que vai da megalópole São Paulo, à icônica Chapada dos Veadeiros, passando por Brumadinho, Sertão do Cariri, Paraty e outras cidades pequenas e grandes, a equipe prevê o contato com realidades distintas de um mesmo país criativo por excelência. As vivências em cada chegada, e a participação em alguns eventos importantes do cenário criativo nacional como o Nexus Summit, em São José dos Campos e o Hack Town, em Santa Rita do Sapucaí, - além de outros que serão co-criados com parceiros ao redor do Brasil,  -  serão a matéria prima para seis horas de vídeo, oito horas de áudio e 36 vídeos de 15 minutos, que alimentarão um ano de conteúdo pós chegada com demais desdobramentos. Para Alex Lima, fundador da Glóbulo há 13 anos, e um nome conhecido quando o assunto é repensar e resignificar marcas, “Economia criativa é o futuro, a criatividade vai ser uma moeda valiosa quando entendermos que a capacidade individual do ser humano de produzir soluções, em especial do brasileiro, pode movimentar a economia, aparentemente de forma micro, mas, no contexto geral, numa mobilização macro”. Responsável por trazer pela primeira vez para Florianópolis, em abril deste ano, o Dia Mundial da Criatividade, evento Global com chancela da ONU, Alex é um precursor do incentivo à economia criativa no Estado.

Parte importante do projeto, a videomaker Tami de Lara, é um nome expressivo na arte visual de Santa Catarina, e soma quatro projetos desenvolvidos via Lei de Incentivo à Cultura. Ela esteve na X Mostra de Arte Brasileira em Dubai e, apesar de jovem, é experiente na arte de narrativas orgânicas, com um olhar bem particular e artístico sobre a captação de imagem que dar personalidade ao registro da Expedição Transformação Criativa. “Esse é um projeto de vida, não só da minha, como das pessoas que encontraremos pelo caminho, e que vai me permitir um novo olhar sobre como a economia criativa converge com cada lugar e suas peculiaridades, e é muito gratificante poder traduzir este olhar em fotos e vídeos”, resume

Tami. Walter, que completa a equipe, é publicitário, jovem empreendedor e acredita que seu envolvimento com o projeto Transformação Criativa é uma quebra de paradigmas e uma oportunidade para reconstrução de pensamentos e ideias.

Confira um pouco mais da equipe e o roteiro que poderá ser acompanhado de perto nos canais @transcriativa

Natália Montibeller @natimontibeller: Engenheira focada em Vendas e mensuração de resultados, e completamente apaixonada por gente. Foca sua energia criativa para perceber e criar novos caminhos para a conversão liderando a C45, empresa especializada em conectar empresas a projetos de Criatividade. Já atuou em empresas multinacionais como Whirlpool, Philco, Britânia e trabalhou com a comercialização da criatividade no RD on the Road e no RD Summit, o maior evento de Marketing e Vendas da América Latina.

Alex Lima @alexbmlima: Fundador da Glóbulo, empresa que já executou mais de 400 projetos misturando estratégia com criatividade para grandes marcas e, com ela, ganhou prêmios (4 Top de Marketing, Guinness Book, Guarnice, Taschen), escreveu livro, produziu teatros, filmes e atletas, mentorou startups e idealizou programas de aceleração, por 5 continentes construindo negócios. Sócio da Noblier, empresa que transforma saúde em dados. Implementou o Sebraelab em SC, embaixador da Startup Portugal, posicionou projetos em grandes entidades como FIESC, ACATE, ACIF, SEBRAE. Tedx talker, líder local do Dia Mundial da Criatividade, palestra sobre estratégias de diferenciação e inovação pelo Brasil, professor de MBA e futuro pai da Emília, a maior criação de todas.

Tamires de Lara @tamiresdelara: Produtora Audiovisual que desenvolve seu trabalho na área cultural. Já produziu 4 projetos contemplados na Lei de Incentivo à Cultura na área de artes visuais, teatro e cinema. Fez produção audiovisual de várias edições da Feira do Livro de Rio do

Sul, que é um dos principais eventos literários de Santa Catarina. Participou de exposições artísticas no estado, e da X Mostra de Arte Brasileira em Dubai. Palestra sobre mudanças de comportamento e consciência de consumo. Foca seu trabalho em projetos que contenham narrativas orgânicas, com o intuito de produzir novas maneiras de tornar histórias mais concisas e interessantes.

Walter Bassanezi @souwalter: Walter Bassanezi, publicitário que já iniciou sua vida empreendendo, é fundador da Panda Lab, uma empresa digital que tem como foco a experiência do usuário. 

Roteiro: (sujeito a alterações criativas)

25/08: Florianópolis (SC) -> Curitiba (PR)

26/08: Curitiba (PR)

27/08: Curitiba (PR)  ->  São José dos Campos (SP)

28/08: São José dos Campos (SP)

29/08: São José dos Campos (SP)

30/08: São José dos Campos (SP) -> São Paulo (SP)

31/08: São Paulo (SP)

01/09: São Paulo (SP)

02/09: São Paulo (SP) ->  São José dos Campos (SP)

03/09: São José dos Campos (SP) ->Campos do Jordão (SP)

04/09: Campos do Jordão (SP) -> Santa Rita do Sapucaí (MG)

05/09: Santa Rita do Sapucaí (MG)

06/09: Santa Rita do Sapucaí (MG)

07/09: Santa Rita do Sapucaí (MG)

08/09: Santa Rita do Sapucaí (MG) -> Brumadinho (MG)

10/09: Brumadinho (MG)

11/09: Brumadinho (MG) -> Belo Horizonte (MG)

12/09: Belo Horizonte (MG)

13/09: Belo Horizonte (MG)

14/09: Belo Horizonte (MG) -> > Brasilia (DF)

15/09:  Brasíia (DF)

16/09: Brasília (DF) -> Veadeiros (GO)

17/09: Vendeiros (GO) -> Chapada da Diamantina (BA)

18/09: Chapada da Diamantina (BA)

19/09: Chapada da Diamantina (BA)

20/09: Chapada da Diamantina (BA) -> Pernambuco

21/09: Interior Pernambuco / Sertão Cariri (PE)

22/09: Interior Pernambuco / Sertão Cariri (PE)

23/09: Interior Pernambuco / Sertão Cariri (PE)

24/09: Recife (PE)

25/09: Recife -> Maragoji (AL)

26/09: Maragogi (AL)

27/09: Aracaju (SE)

28/09: Aracaju (SE)

29/09: Aracaju (SE) -> Salvador (BA)

30/09: Salvador (BA)

01/10: Salvador (BA)

02/10: Salvador (BA) -> Vitória (ES)

03/10: Vitória (ES)

04/10: Vitória (ES)

05/10: Vitória (ES)

06/10: Parati (RJ)

07/10: Parati (RJ)

08/10: Parati (RJ)

09/10 Florianópolis (SC)

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

NSC amplia investimento no digital e lança novidades no NSC Total

11.09.2019

NSC amplia investimento no digital e lança novidades no NSC Total

Condor e Coca-Cola FEMSA Brasil lançam promoção ‘’Maré de Sorte’’

03.09.2019

Condor e Coca-Cola FEMSA Brasil lançam promoção ‘’Maré de Sorte’’

ESPM Tech chega a Florianópolis, um dos maiores ecossistemas de startups de tecnologia do país

26.08.2019

ESPM Tech chega a Florianópolis, um dos maiores ecossistemas de startups de tecnologia do país

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.