A exposição "O Eu e o Outro", de Ricardo Ramos, será aberta nesta quinta-feira, a partir das 19h, na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, no Centro de Florianópolis. A entrada é franca.
A mostra reúne três séries de trabalhos que mesclam ficção e realidade em diferentes abordagens sobre o tema e ficará aberta á visitação pública até o dia 24 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, e sábado, das 12h às 17h.
Na trilogia ‘Caras e Personas’, ‘Sudário ou Decapitados’ e ‘Livro de Pintura’, Ricardo Ramos coloca em foco questões como individualidade, ambiguidade e diversidade. Em suas obras, cada pessoa retratada pode ser ela mesma sem deixar de trazer outras guardadas dentro de si.
A exposição traz trabalhos pintados em lona, utilizando a técnica mista de acrílico e óleo. Os materiais são apresentados em telas sem moldura ou chassi, penduradas ou coladas na parede, ou ainda em lona costurada com fio de pesca, formando livros que poderão ser manuseados pelo público. Também integram a mostra materiais que resultam de reciclagem como papelão e compensado, usados como suporte para pintura.
Cada retrato em exposição reproduz a cara que alguém tem ou pensa ter, podendo ser fruto de uma lembrança ou produto da imaginação. “É um trabalho que tornado dinâmico, guarda o vigor do traço e capta a alma do retratado ou imaginado, ninguém ou todos nós”, explica o artista catarinense.
Sobre o artista
Com atuação em Florianópolis desde os anos 1980, Ricardo Ramos é graduado em desenho e em artes visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina, e pós-graduado em pintura também pela Udesc. Cursou ainda pintura mural, pintura e desenho na Facultad de Bellas Artes, na Universidad Complutense de Madri, na Espanha.
Entre as diversas exposições individuais e coletivas realizadas ao longo dessas três décadas, destacam-se a participação no 1º Salão de Artes de Itajaí (1992), o II Guinter de Pintura no Museu de Arte Contemporânea – MAC, em São Paulo (1995), e a mostra na Galeria Universidad Complutense de Madri, na Espanha (1996).
Em Florianópolis, o artista realizou recentemente a exposição Dois Pesos e Duas Medidas (2014), no Espaço Lindof Bell, no CIC; e lançou a mostra Sobrevoo (2013), na Fundação Cultural Badesc, além de participar do livro Desenho de Monstro (2014), organizado por Adriana Santos.
A Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti fica na Praça XV de Novembro, 180, Centro.