18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Exposição “Impressões Sobre uma Ilha Iluminada” revela paisagens de Florianópolis sob luzes que o olhar não capta

spot_img

Exposição “Impressões Sobre uma Ilha Iluminada” revela paisagens de Florianópolis sob luzes que o olhar não capta

spot_imgspot_img

Se o nosso olhar já é capaz de capturar as belezas das paisagens de Florianópolis, a arte pode ir ainda além. E foi no Impressionismo que a fotógrafa Kike Kreuger buscou inspiração para criar imagens únicas, que revelam uma composição de luzes que o nosso olhar, ou uma fotografia tradicional, não conseguem captar. A exposição física, com as 12 obras, estará disponível ao público no Largo da Alfândega, em Florianópolis, a partir desta quarta-feira (20) até 04 de maio. Além disso, a fotógrafa disponibilizará, ao longo dos dias, todas as imagens no perfil @impressoes.umailha do Instagram, de forma inclusiva, com audiodescrição #PraTodoMundoVer.

A composição das imagens foi criada a partir de uma série de fotografias tomadas em horários e dias espaçados, com a câmera fixada em tripé, garantindo diariamente a repetição do mesmo quadro. Posteriormente, em uma espécie de “pintura digital”, foram selecionados e recortados pequenos pedaços de cada fotografia e reencaixados entre si, resultando numa recomposição única da paisagem a partir de variadas condições de luz.

Em “Impressões Sobre uma Ilha Iluminada”, a paisagem é protagonista da cena. A oscilação da luminosidade e as variações de tons e cores trazem poesia para o olhar que vê, mas não capta. O trabalho de Kike lança uma conversa estética entre a pintura impressionista e a fotografia experimental. O interesse pelas obras dos impressionistas é o que influencia a proposta da artista para associar o tratamento pictórico à fotografia. “As imagens e o olhar através das lentes da Fotógrafa, Kike Kreuger, conseguem expressar a beleza e a poesia da nossa tão bela ilha de Santa Catarina” comenta Roseli Pereira, Diretora de Marketing da Secretaria de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Florianópolis.

Acessibilidade

Arte não é apenas para ser vista, e sim, sentida. E foi pensando na acessibilidade da exposição para pessoas com baixa ou nenhuma visão que Kike preparou um e-book que revela uma áudio descrição para cada uma das imagens. Através do perfil @impressoes.umailha no Instagram, as pessoas poderão acessar este arquivo pelo link da bio. Já no feed, estarão as mesmas imagens para serem conferidas de forma online, com as mesmas audiodescrições nas legendas.

Selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura – o projeto contou com o apoio da Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Turismo e Cultura.

Serviço

Exposição “Impressões Sobre Uma Ilha Iluminada”

Quando: de 20 de abril a 04 de maio

Local: Largo da Alfândega e no perfil https://instagram.com/impressoes.umailha?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Foto: Praia Mole. Crédito: Kike Kreuger

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img