15.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Exposição no Iguatemi Florianópolis valoriza o artesanato local

spot_img

Exposição no Iguatemi Florianópolis valoriza o artesanato local

spot_imgspot_img

Feira de 19 a 24 de março e mostra o que há de mais criativo na produção de artigos típicos da cidade

No mês de aniversário da cidade, o Shopping Iguatemi Florianópolis apresenta, a partir de sexta-feira (19), a Mostra Casa Catarina, com o que há de mais criativo no artesanato da cidade. São inúmeras peças confeccionadas em cerâmica, papel machê, palha, renda de bilro, conchas e em muitas outras técnicas e materiais. Algumas delas bem ligadas ao folclore do litoral catarinense, como o Boi de Mamão, Pau de Fita e Festa do Divino.

Quem for à mostra, que prossegue até o dia 24 (quarta-feira), além da oportunidade de adquirir as belas peças poderá conhecer um pouco da história dos artesãos locais, que estarão na Praça de Eventos do Iguatemi mostrando ao público como fazem seu trabalho e contando um pouco de sua história. São relatos de pessoas que viram na produção de artesanato não só uma forma de ganhar a vida, mas também de valorizar a cultura e o folclore locais.

Entre eles, o seu Antônio Scarabelot, que aprendeu a fazer artesanato com seu pai quando era criança. Aos cinco anos, fez suas primeiras peças, pequenos baldes de madeira. Agora, aos 74 anos, encanta o público com seus famosos Chicãos, pequenos bancos de madeira rústica, que podem ter um, dois ou três lugares, em formato de animais, como girafas, cavalinhos, ovelhas. Cobertos com chitas coloridas, fazem parte da decoração de inúmeras casas, no Brasil e exterior. “Estou muito feliz com o sucesso de meu trabalho”, comenta seu Antônio.

Os Móbiles do Divino, da artesã Cláudia Maria Bartczak, também costumam encantar o público. Intérprete e tradutora de alemão, Cláudia há seis anos optou por deixar sua profissão e trabalhar com as mãos. Estudou as manifestações culturais da Ilha, sua influência açoriana e hoje produz móbiles coloridos, confeccionados com papel machê, que proporcionam leveza às peças. “Comecei expondo em pequenas feiras e hoje faço peças para grandes eventos e brindes empresariais, além de divulgar a cultura local”, comemora.

A Casa Catarina é uma associação que conta hoje com mais de 200 associados. Seu objetivo é proporcionar capacitação, consultoria, acesso ao microcrédito, plano de saúde e melhores condições de vida aos artesãos.

Serviço

Mostra Casa Catarina
Quando: De 19 a 24 de março
Horário: De segunda a sábado, das 10h às 22 horas, e no domingo, das 11h às 22h
Local: Praça de Eventos e Subsolo do Shopping Iguatemi Florianópolis
Quanto: Gratuito

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img