17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Exposição fotográfica “Nossos Rastros” na galeria do Restaurante Central em Florianópolis

spot_img

Exposição fotográfica “Nossos Rastros” na galeria do Restaurante Central em Florianópolis

spot_imgspot_img

O caminho do movimento é a obra. E seu registro é sensibilidade do foco. Na contramão dos resultados premeditados ou mesmo nas marcações pontuais do corpo, dança e fotografia revelam desenhos que formam outras frases expressivas. “Acabamos com a dependência do resultado final e sugerimos outra forma de olhar o movimento, sem as marcações. Mudamos o foco e encaramos o estado de dança no presente, momentos captados com a mesma liberdade vivenciada na ação”, explica Ana Luíza Ciscato, professora de dança e coordenadora do Estúdio Nossos Rastros do Baobah Estúdios de Autocriação.

O trabalho é registro do estúdio que une dança e fotografia e que leva o mesmo nome – “Nossos Rastros “- proposta de vivência do Baobah Estúdios de Autocriação. Joaquim Araújo é o responsável pela parte das imagens e estimula, ao lado de Ana, os participantes a experimentar a posição do “ver e ser visto”. “Trabalhamos os opostos das duas artes – fotografia e dança –, mas não priorizamos a técnica e sim o envolvimento. A fotografia traz o esforço da observação, já a dança do ser observado. Assim não caímos nos extremos pontuais, mas transitamos por um universo de possibilidades expressivas e visuais”, enfatiza o fotógrafo. As imagens que compõem a exposição nos dois restaurantes Central – localizados no Centro e Bocaiúva – são de autoria das duas primeiras turmas que passaram pelo estúdio. “Interagimos através dos movimentos, do ver e ser visto, da presença fluída e espontânea das pessoas. O registro é feito sem a obrigação de um congelamento, sem uma opinião visual definida. Os participantes também se expõem sem a preocupação da pose, somente pelo prazer do movimento”, esclarece Joaquim. A exposição “Nossos Rastros” é aberta ao público no horário de funcionamento – somente no almoço – do restaurante Central.

SERVIÇO

Exposição “Nossos Rastros”
Resturante Central – Rua Bocaiúva, 2180 – (48 3222-0089) e na Rua Vidal Ramos, 174 – (48 3222-9541) – Centro, Florianópolis.
Até 16 de janeiro
Coordenação: Ana Luiza Ciscato e Joaquim Araújo

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img