A exposição “Les Coulisses de La Mode” (“Os bastidores da moda”), do fotógrafo francês Bruno Pellerin, será aberta com vernissage nesta quinta-feira, 2, na Fundação Cultural da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), no Centro de Florianópolis. A mostra ficará aberta à visitação pública até o dia 18, e a entrada é gratuita.
São 39 fotografias, em que Pellerin retrata, além da sedução e do glamour, o trabalho intenso desse universo tão peculiar. São registros que também conferem um aspecto de documentário ao trabalho, como um passeio histórico sobre a transformação na maneira de se vestir e de se portar ao longo das décadas.
A exposição é um convite para conhecer a intimidade de grandes criadores da alta costura. Entre os trabalhos expostos estão fotos de desfiles e coleções de Ted Lapidus, Chanel, Dior, Givenchy, Paco Rabane e Jean Paul Gaultier.
A exposição traz também imagens dos preparativos das modelos antes de entrar na passarela, como Carla Bruni brincando com seu cachorro antes de um desfile.
Bruno Pellerin começou a carreira em Paris, quando foi solicitado para registrar as personalidades convidadas para uma transmissão de uma rádio sobre “O melhor do mundo da moda”. Foram então 28 anos eternizando a arte da alta costura.
A Fundação Cultural Badesc fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro.