24.7 C
fpolis
terça-feira, março 19, 2024

Exposição Um Lugar abre agenda do Memorial Meyer Filho

spot_img

Exposição Um Lugar abre agenda do Memorial Meyer Filho

spot_imgspot_img

O Memorial Meyer Filho abre sua agenda de 2011 com a primeira exposição individual de Fernando Weber, que será composta por trabalhos desenvolvidos a partir de 2007. Inéditos, eles fazem parte de uma série de ações realizadas, sobretudo, em dois lugares distintos: um jardim de terra com plantas e buracos que, vez ou outra, se configura como um canteiro de obras, e uma pedreira de quatro andares abandonada, com lagos formados pela chuva.

Os vídeos e as fotografias da exposição, documentam ambientes que se modificam diariamente com o tempo e com as ações do artista. As pesquisas realizadas por Fernando envolvem deslocamento, paisagens inóspitas, mimese e mimetismo. Como um eremita, Weber se distancia do comum para achar um lugar que fala, uma espécie de espaço esquizo. Para o artista, a imagem, seja ela estática ou em movimento, só pode existir de acordo com as leis do próprio lugar escolhido como cenário para as ações performáticas.

Ao todo, serão apresentadas 32 obras de uma mesma série de trabalhos, de forma que a exposição pode ser interpretada como uma composição. Interessa a relação do lugar com o corpo do artista e os materiais que ele leva consigo para realizar ações, na intenção de dar corpo ao espaço.

Para a artista Teresa Siewerdt, “os lugares, como refúgios cenográficos, permitem que o corpo ali se insira e realize suas ações, ações estas que o artista caracteriza como entrópicas, no sentido que aumentam o número de microestados, ou seja, configurações acessíveis ás partículas do sistema. Interessa então o fenômeno que ocorre no interior dos enquadramentos do vídeo e da fotografia, o embate entre o corpo e o lugar no qual ele se situa”.

O quê: Exposição LUGAR, do artista Fernando Weber.

Onde: Memorial Meyer Filho.

Quando: Dia 19 de janeiro, às 19h.

Visitação: De segunda a sexta, das 13h às 19h.

Quanto: Gratuito.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais