Profissionais de nível técnico têm grandes oportunidades de ingressar na indústria catarinense. Isso é o que mostra pesquisa divulgada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). Segundo o levantamento, realizado nos meses de novembro e dezembro, a carência de trabalhadores qualificados afeta com mais intensidade a área de produção, sobretudo profissionais técnicos (67%). Pelo menos 96% dos empresários declararam ter dificuldades de contratar colaboradores em 2014.
O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, destaca que 877 mil matrículas foram registradas no triênio 2012-2014. “Devemos ter um ano duro em 2015 e, sem dúvida, as empresas que mais investem em educação e inovação são as que têm mais probabilidade de se sair bem em períodos de contenção e de baixo crescimento da economia”, salienta Côrte.
A pesquisa foi realizada entre novembro e dezembro com a participação de 172 empresas. Entre as indústrias que encontraram dificuldades para contratar, 42,4% informaram que foi para a maioria dos cargos, 41,8% teve dificuldades somente para preencher as vagas de trabalho para algumas ocupações e 15,8% para todos os cargos. A dificuldade de encontrar trabalhadores para a área de produção com formação básica é citada entre outros aspectos por empresários que responderam a pesquisa.
Para 71% dos industriais, trabalhador sem qualificação é aquele que não possui escolaridade e nem habilidade para exercer a função. Segundo dados da RAIS 2013, 45% dos trabalhadores em atividades industriais não tem escolaridade básica completa. O desafio lançado pelo Movimento A Indústria pela Educação é que todo trabalhador da indústria tenha escolaridade completa e educação profissional e tecnológica compatível com a sua função.
Outra pesquisa, realizada com base nas informações das companhias participantes do Prêmio FIESC A Indústria pela Educação, apontou que 70,8% perceberam ganhos no desenvolvimento de competências e na busca por melhores resultados na empresa após a implantação de ações educacionais. Melhor entendimento e execução dos procedimentos, e a melhoria do clima organizacional foram observadas por 73,4% pelas empresas. Mais de 38% percebeu também o aumento da atração e retenção de talentos.



