25.3 C
fpolis
segunda-feira, janeiro 24, 2022
cinesytem

Faltam 12 dias para o 1º Fórum das Américas sobre Mobilidade Urbana

Faltam 12 dias para o 1º Fórum das Américas sobre Mobilidade Urbana

spot_img

DESAFIO DE CRIAR MOBILIDADE

Fórum vai apresentar formas de mobilidade urbana e fazer um intercâmbio de informações através de palestrantes nacionais e internacionais.

Acesso de todos os habitantes de uma cidade ao trabalho, aos serviços e ao lazer, com rapidez, segurança, baixo custo e sem poluir o meio ambiente. Esta é a idéia de mobilidade urbana confiável, tema do Primeiro Fórum das Américas sobre Mobilidade Urbana nas Cidades, evento promovido pelo IPUF e parte da programação do aniversário de 284 anos da cidade.

Com o objetivo principal de promover a troca de experiências entre cidades para a solução de problemas dentro dos preceitos da sustentabilidade, o encontro vai trazer profissionais especializados do mundo todo. Serão painéis sobre acessibilidade, ciclovias, transporte motorizado individual e coletivo, metrô subterrâneo, mono-trem, teleféricos, transporte marítimo e transporte aéreo.

O evento vai trazer o Coordenador do Cities for Mobility, Patrick Daude, que é responsável pela coordenação da cooperação entre cidades de Sttutgart e as Cidades de Porto Alegre, Florianópolis e Belo Horizonte. O Cities for Mobility é uma rede global que promove o intercâmbio de experiências e Know-how entre as cidades e outras organizações de negócios, pesquisa e sociedade civil por todo o mundo, objetivando a mobilidade urbana sustentável. Hoje são cerca de 550 membros de 76 países que participam da rede.

Além dele, vem Peter Cox, Cientista Social de UK, Owe Grote da Prefeitura de Sttutgart, Elizabeth de Portzamparc, arquiteta e Roland Krüger da Trasrapid International.

Teremos também a presença de jornalistas da capital como mediadores de cada debate como Renato Igor da TV Com, Moacir Pereira da RBS TV, Simone Bobsin da TV Com e Estela Benetti do Diário Catarinense.

As necessidades de mobilidade cresceram e com isso, os problemas relacionados aos transportes existentes aumentaram, criando conflitos que interferem na qualidade de vida das cidades. Diante deste quadro e da complexidade do tema, o Fórum vem para incentivar o debate no sentido de criar instrumentos de atuação e sensibilização. O evento servirá como uma plataforma de comunicação e informação e vai reunir representações políticas, profissionais, representantes do setor privado e civil para discutir o assunto que mais estampa os jornais do mundo todo: a mobilidade humana.

O Fórum acontece de 22 a 24 de março no Teatro Pedro Ivo Campos.

Acesse o site www.mobilidadenascidades.com.br

spot_img
spot_img