19.9 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Faltam 3 dias para o debate com todos os candidatos à Prefeitura de Florianópolis: confira as regras

spot_img

Faltam 3 dias para o debate com todos os candidatos à Prefeitura de Florianópolis: confira as regras

spot_imgspot_img

 

O único debate com todos os 10 candidatos à Prefeitura de Florianópolis está confirmado para esta quinta-feira (12/11). O evento é realizado pelo LIDE Santa Catarina e OAB/SC, e ocorrerá de forma presencial no auditório da Seccional catarinense, com todas as medidas sanitárias adequadas ao momento. O auditório será previamente sanitizado e terá acesso restrito de pessoas até o debate, e cada um dos candidatos terá um púlpito individual, separado dos demais por placas de acrílico. O acesso do público, imprensa e profissionais que atuam com os candidatos será controlado, bem como a ocupação das cadeiras no auditório, que será alternada e dividida em duas áreas, de forma a assegurar o distanciamento necessário.

 

O debate terá início às 18h30 e transmissão ao vivo pelo canal da OAB/SC no YouTube (OAB Santa Catarina). Serão quatro blocos, contando com quatro sorteios prévios para estabelecer a ordem e também quem fará e responderá as perguntas em cada um dos blocos, com intervalos de dois minutos entre cada bloco. Os púlpitos onde ficarão os candidatos serão iguais e numerados, com sua ocupação definida também por sorteio. A mediação ficará a cargo do jornalista Guido Schvartzman.

 

No primeiro bloco todos os candidatos responderão a perguntas elaboradas pela produção do debate. No segundo, cada candidato responderá uma pergunta feita por outro candidato, conforme sorteio. No terceiro bloco todos os candidatos responderão perguntas da produção do debate, elaboradas por entidades representativas da sociedade. No último bloco cada candidato terá tempo para fazer suas considerações finais.

 

Segundo as regras acordadas com a anuência de todos os candidatos, o conteúdo em áudio e vídeo do debate não poderá ser utilizado em propaganda eleitoral ou em redes sociais, sendo permitido apenas o compartilhamento do link oficial de transmissão do evento, de propriedade exclusiva da OAB/SC e LIDE SC. Ao longo do debate, uma comissão jurídica analisará a concessão ou não de direito de resposta quando solicitado por algum dos candidatos.

 

Auditoria nas urnas eletrônicas

 

Após o debate, a OAB/SC sediará pela primeira vez a auditoria que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC) fará nas urnas eletrônicas, nos dias 14 e 15 de novembro. O procedimento para aferir e atestar a eficácia e segurança dos equipamentos é realizado pelo TRE desde 2002, mas é a primeira vez que conta com o acompanhamento de uma instituição. Todo o procedimento será registrado e documentado por meio de ata circunstanciada assinado pelo juiz eleitoral, pelo representante do Ministério Público e pelos fiscais dos partidos presentes, os quais poderão acompanhar todas as fases. Os testes serão realizados um dia antes da votação e no dia da eleição serão realizados os trabalhos de auditoria das urnas, das 7h às 17h.

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img