18.7 C
fpolis
terça-feira, maio 28, 2024
Cinesystem

FAM 2009 inicia nessa sexta em Florianópolis

spot_img

FAM 2009 inicia nessa sexta em Florianópolis

spot_imgspot_img

A programação abre nesta sexta com o longa “A Erva do Rato” inédito no circuito comercial brasileiro.

Inspirado nos contos A Causa Secreta e Um Esqueleto, de Machado de Assis, o longa-metragem A Erva do Rato, de Julio Bressane, é o filme programado para a abertura da Mostra de Longas do 13º Florianópolis Audiovisual Mercosul, nesta sexta-feira, 5/6, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, às 21h. A entrada é gratuita, por ordem de chegada. Os atores Selton Mello e Alessandra Negrini interpretam o casal protagonista.
O fime é ainda está inédito no circuito comercial( só exibido em festivais) e estreia, no Brasil, dia 26 de junho, com apenas duas copias, uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo. Em Paris, estreia dia 10 , com cinco cópias, ou seja é uma oportunidade de assistir em primeira mão!

A Erva do Rato começa com o encontro no cemitério dos dois personagens, denominados simplesmente de Ele e Ela. É o primeiro indício da morte, constante na narrativa. Ele a traz para casa, onde desenvolvem um estranho relacionamento afetivo e também profissional. Ela copia extensos ditados sobre vários temas – que unem história, mitologia, botânica, geografia -, para depois se submeter a fotos pornográficas, que se concentram principalmente na vagina, nos seios e nas nádegas.

O filme teve uma boa recepção no 65º Festival de Veneza, no final de 2008. Exibido na sala PalaLido, com seus 200 lugares ocupados, pouca gente saiu da sessão. Para um cineasta feito Bressane, afeito a experiências radicais de autoralidade, o resultado foi gratificante. A fotografia de Walter Carvalho é uma atração a mais no longa.

No filme, o homem exerce seu desejo sobre a mulher em dois níveis. Primeiro, através da escrita, do que ele dita e ela copia. Segundo, pelo olhar, em que a objetiva da câmera transforma o corpo feminino em modelo a ser regulado, manipulado e controlado. O desejo masculino se confunde com a posse e com o poder. O homem combate, de maneira obcecada, o despertar da sexualidade feminina, do prazer sensual com que um rato satisfaz a mulher.

De início, o roedor devora as fotos e, depois, passeia eroticamente sob os lençóis de Alessandra Negrini. Júlio Bressane aumenta o grau do desafio ao poder masculino. Para o personagem de Selton Mello, não interessa que a mulher se torne livre e consciente do próprio sexo, mas que permaneça submissa, mero objeto que o homem esquadrinha e cataloga com o olhar. Comédia aguda, A Erva do Rato não é um filme confortável de se assistir.

O FAM 2009:

Dividido em várias mostras simultâneas, todas com entrada gratuita, o FAM2009 promove a integração cultural ao reunir cerca de 200 produções audiovisuais, numa extensa maratona cinematográfica, que inclui diversos gêneros de ficção, animação e documentários em diferentes formatos – uma oportunidade única de conferir filmes de alta qualidade, que muitas vezes não encontram espaço no circuito comercial. A entrada gratuita, por ordem de chegada.

A estrutura do festival é composta das mostras competitivas de Curtas-Metragens 35 mm, Infanto-Juvenil e Vídeos, e não-competitivas Longas do Mercosul, Extra-FAM e as mostras convidadas especiais, que este ano apresentam produções da França, Portugal, Peru e a mostra latina La Cinta Corta.

Acompanhe a programação do Florianópolis Audiovisual Mercosul

Mais informações:
www.audiovisualmercosul.blogspot.com
www.audiovisualmercosul.com.br

Fones: (48) 9933-6484 – Luciano / 9926-6429 – Bárbara

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img