15.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

FAM 2022 tem o segundo maior número de inscritos em 26 anos de história

spot_img

FAM 2022 tem o segundo maior número de inscritos em 26 anos de história

spot_imgspot_img

Mais de 1.100 filmes foram inscritos na 26ª edição do Festival que será realizada nos dias 22 a 28 de setembro presencialmente em Florianópolis 

O Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul FAM faz história na capital catarinense desde 1997 e, em sua 26ª edição, não foi diferente: o FAM 2022 é o segundo com o maior número de inscrições recebidas. Foram 1.124 filmes inscritos, distribuídos para oito (de nove) categorias que o Festival terá esse ano, marcado também pela volta ao presencial.

De acordo com a diretora de programação da Panvision, Marilha Naccari, é  uma grande responsabilidade voltar ao presencial, e o FAM leva muito a sério essa volta em todas a instâncias: social, saúde pública, economia local, estrutura do projeto, qualidade do trabalho desenvolvido pela Panvision e de toda a vontade e demonstração de competência da equipe. “Temos a grande felicidade de termos mantido o FAM nos dois últimos anos sem alteração de data, com toda a nossa programação. A gente sabe que sempre tem que estar mudando porque o mundo está sempre mudando, e vamos primar este ano! Estamos centrados na curadoria para uma seleção restrita em que estamos trabalhando a comunicação com o público, pois tivemos uma inscrição ampla e equilibrada entre as mostras, com um grande número de inscrições de curtas-metragens, que ano passado foi restrita a convite, mostrando também a nossa tradição em curta-metragem; e seguimos fortes com a nossa mostra ligada ao mercado de coprodução WIP”. 

Ao todo, representantes de 28 países submeteram seus filmes para a edição deste ano do Festival, sendo que 17 deles fazem parte de coproduções. O Brasil lidera como o país com o maior número de inscritos, seguido da Argentina, Colômbia e Chile.

A Mostra Curtas (Mercosul e Catarinense), tradicionalmente é a que mais recebe inscrições, no ano passado as obras representantes do Mercosul, vieram por convite, esse ano, volta a ser por seleção. Mais de 700 produções foram inscritas com grande diversidade na participação de países. 

Na Mostra Longas (DOC e Ficção), foram inscritas 127 produções. Na Mostra Especial Lei Aldir Blanc, 55 inscrições foram realizadas. 

Além disso, a Mostra Work In Progress, ligada ao Mercado Audiovisual, recebeu 35 inscrições. A Mostra Infantojuvenil recebeu 60 obras e a Mostra Videoclipes 47. Em breve a Associação Cultural Panvision, realizadora do evento, abre também as inscrições para o Rally Universitário Floripa, que reúne estudantes da área da Comunicação, Cinema e Audiovisual de todo o Mercosul em uma maratona cinematográfica.

“São nove Mostras Competitivas esse ano, mas é uma competição saudável; na verdade, é uma competição de celebração! Por isso, antes mesmo de anunciarmos os selecionados, convidamos para que você já se planeje para estar aqui independente da seleção, para que juntos possamos realizar o Festival!  É um voto de confiança na qualidade dos trabalhos que já sabemos que são incríveis e que têm a pluralidade desse continente!”, convida a diretora de programação.

O 26º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2022 é produzido através da Lei de Incentivo à Cultura com Copatrocínio Vero Internet e realização da Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Prêmio Catarinense de Cinema 2021, Fundação Catarinense de Cultura, Estado de Santa Catarina, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo.

Os filmes inscritos agora passarão pela curadoria do Festival e, em breve, as obras selecionadas serão divulgadas. As atualizações sobre o FAM 2022 você encontra no site www.famdetodos.com.br/.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img