19.1 C
fpolis
terça-feira, dezembro 7, 2021
cinesytem

Família de Jorge Lacerda lança site em homenagem ao ex-governador de SC

spot_imgspot_img

Família de Jorge Lacerda lança site em homenagem ao ex-governador de SC

spot_img

Portal que já pode ser acessado no endereço www.jorgelacerda.com.br traz toda a trajetória de Jorge Lacerda contada através de fotos, discursos, livros e outras lembranças. Lançamento oficial do site acontece no dia 14 de outubro, às 19h30, na ACIF.

No mês em que o ex-governador do Estado de Santa Catarina, Jorge Lacerda, morto tragicamente em um acidente aéreo, comemoraria o seu aniversário de 96 anos, sua família resgata a sua história e lança o site www.jorgelacerda.com.br. Uma homenagem póstuma a ele que foi considerado pelo povo um político iluminado, além de ter realizado em seu curto período de mandato, obras fundamentais para o Estado, como a construção da Sociedade Termelétrica de Capivari (Sotelca), hoje complexo Termelétrico Jorge Lacerda e o início das obras do Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis.

O site que será lançado oficialmente às 19h30, do dia 14 de outubro, seis dias antes do aniversário de Lacerda – ele nasceu em 20 de outubro de 1914 – na Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), traz um resumo da vida e obra de Jorge Lacerda, contado através de palavras, imagens, discursos, obras literárias e memórias de um homem que conseguiu ser a um só tempo forte e atuante na política, sem deixar a intelectualidade de lado.

De acordo com o neto de Jorge Lacerda, Aderbal Lacerda da Rosa, todo o material que compõe o acervo do site demorou cerca de oito anos para ser coletado e resultou no documentário “Memórias de Jorge Lacerda”, produzido por Roberto Lacerda Westrupp. O vídeo, que venceu através de voto popular, a 1ª Mostra Cine Vídeo de Joinville 2009, também pode ser conferido no site. “A intenção da nossa família é fazer com que todos possam ter acesso a um período muito importante da história de Santa Catarina, além de manter viva a memória deste grande homem que foi o meu avô”, explica Aderbal Lacerda da Rosa.

Jorge Lacerda

Nascido no dia 20 de outubro de 1914, em uma cidade do Paraná chamada pelos Índios Carijós de “Grande Mar Redondo”, a cidade de Paranaguá, Jorge Lacerda era filho de descendentes gregos.

Estudou o ginasial em Florianópolis, no Colégio Catarinense. Formou-se em Medicina no Paraná e cursou Direito na Universidade de Niterói, no Rio de Janeiro, local em que trabalhou como jornalista na área de cultura e foi oficial de gabinete do Ministro da Justiça Adroaldo Mesquita da Costa. Foi eleito deputado federal em 1950 e 1954. E em 1956, foi eleito governador do Estado de Santa Catarina.

Entre as suas principais obras estão a criação da Sociedade Termelétrica de Capivari (Sotelca), hoje complexo Termelétrico Jorge Lacerda; a construção de 48 escolas, 50 pontes e 10 estradas, além do Fórum de Tubarão, da Coletoria de Joaçaba e do Edifício das Diretorias, em Florianópolis. Na área cultural apoiou a gravação do primeiro longa-metragem catarinense “O preço da ilusão” e reformou o Museu de Arte de Santa Catarina, incorporando ao acervo obras de pintores nacionais e internacionais.

Jorge Lacerda faleceu em um acidente aéreo, em São José dos Pinhais, no dia 16 de junho de 1958, aos 43 anos idade. No mesmo desastre, morreram o senador e ex-presidente da República Nereu de Oliveira Ramos e o deputado federal Leoberto Leal, ambos de Santa Catarina.

spot_img
spot_img