fique por dentro de floripa

- Economia e Negócios - Fampesc propõe medidas emergenciais para minimizar efeitos da Covid-19 na economia

03.04.2020

Fampesc propõe medidas emergenciais para minimizar efeitos da Covid-19 na economia

03.04.2020
Fampesc propõe medidas emergenciais para minimizar efeitos da Covid-19 na economia
Foto:

A Fampesc (Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedor Individual de Santa Catarina) elaborou um conjunto de propostas em defesa do segmento, como forma de enfrentar de forma emergencial a crise gerada em consequência da pandemia mundial do coronavírus (Covid-19). O documento foi enviado aos representantes governamentais e do Congresso Nacional.  

De acordo com o presidente da Fampesc, Alcides Andrade, as reivindicações foram definidas com a participação das associações (Ampes) de todo o Estado. “O sentimento é de que, mesmo com os cuidados fundamentais com o coronavírus, há um temor ainda maior com o fechamento dos negócios, caso não sejam tomadas medidas imediatas e efetivas voltadas especificamente para os pequenos”, alertou.  “Nas últimas crises, o crédito não chegou. A lógica do sistema financeiro de exigir garantias mais fortes e aumentar os juros durante as crises não atende ao interesse público, em especial neste momento nunca vivido nos últimos cem anos”, lembrou. 

 

MEDIDAS EMERGENCIAIS PARA MINIMIZAR OS EFEITOS DA COVID-19 NA ECONOMIA 

 

1) Criação de programa de crédito para MEIs, micro e pequenas empresas com carência de doze meses e flexibilização da garantia nas seguintes condições: 

- JURO ZERO para financiamento da folha de pagamento e encargos.
- JUROS MUITO BAIXOS (próximo a zero), independente da vinculação à folha de 

pagamentos. 

- Limite de crédito proporcional ao porte da empresa.
- A flexibilização das garantias passa pela flexibilização das normas do sistema financeiro nacional.
- Não há dúvidas que além das várias empresas que quebrarão, muitas vão reduzir o seu porte. A sobrevivência da empresa, mesmo que com um número menor de colaboradores, contribuirá com a economia.

2) Prorrogação do vencimento com isenção de multa e juros para todos os tributos próprios e retidos na fonte, que tiveram vencimento original e em até 90 (noventa) dias após o período emergencial, em função do COVID 19: Contribuição Previdenciária Patronal, RAT, FAP, Sistema 5S, Contribuição Previdenciária sobre faturamento, PIS, COFINS, IPI, IRPJ e CSLL para todas as formas de tributação. 

 

- Parcelamento dos tributos suspensos em doze vezes sem juros e multas. 

 

3) Suspensão dos pagamentos de parcelamentos ativos de tributos cujos vencimentos ocorrem no período emergencial e o lançamento destes valores parcelado em doze vezes, após o final da crise de saúde. 

 

4) Prorrogação dos prazos para entrega e cumprimentos das obrigações acessórias: DEFIS, ECD, ECF, SPED Contribuições, Declaração Imposto de Renda Pessoa Física. 

 

5) Permissão legal para que as empresas façam acordos individuais, ou em certos setores da empresa, para ser reduzida a jornada diária de trabalho em até 40% das horas totais, sem a necessidade, enquanto durarem os efeitos da pandemia, de autorização do Ministério do Trabalho ou do Sindicato Laboral.

 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Pandemia gera nova onda de empreendedorismo em Florianópolis

10.08.2020

Pandemia gera nova onda de empreendedorismo em Florianópolis

Redes de varejo e materiais de construção puxam crescimento da arrecadação do Estado em julho

10.08.2020

Redes de varejo e materiais de construção puxam crescimento da arrecadação do Estado em julho

Prefeitura de Florianópolis e Junta Comercial de Santa Catarina lançam serviço digital que diminui o tempo para abertura de e

10.08.2020

Prefeitura de Florianópolis e Junta Comercial de Santa Catarina lançam serviço digital que diminui o tempo para abertura de e

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.